Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Rússia anuncia acolhimento de quase 175 mil refugiados ucranianos

05 mar, 2022 - 09:39 • Redação

Mais de 45 mil dos refugiados são crianças. Cerca de 156 mil chegaram das repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades russas anunciaram, este sábado, que acolheram quase 175 mil refugiados da Ucrânia desde o início da guerra.

A larga maioria dos refugiados, cerca de 156 mil, chegou à Rússia desde as repúblicas separatistas ucranianas de Donetsk e Luhansk. Outras 18 mil pessoas vieram das restantes regiões da Ucrânia.

Segundo a agência de notícias russa TASS, há mais de 45 mil crianças entre os refugiados.

Este sábado, a Rússia anunciou um cessar-fogo temporário, a partir das 7h00, para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis das cidades ucranianas de Mariupol e Volnovaja.

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia e as autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças. De acordo com dados da ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+