Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Supremo dos EUA restabelece pena de morte para bombista de Boston

04 mar, 2022 - 17:59 • Lusa

Ataque realizado, em 2013, por Dzokhar Tsarnaev e pelo irmão matou três pessoas e feriu 264.

A+ / A-

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos restabeleceu esta sexta-feira a pena de morte para um dos dois autores do atentado bombista na maratona de Boston de 2013, que matou três pessoas e feriu 264.

A sentença de Dzokhar Tsarnaev - estudante de origem chechena que cometeu o ataque bombista, juntamente com o irmão - tinha sido anulada, numa decisão de um tribunal de recurso, por questões processuais relacionadas com a composição do júri e com exclusão de elementos durante o julgamento.

O Supremo Tribunal, de maioria conservadora, revogou hoje essa decisão, com seis votos a favor e três contra.

"Dzhokhar Tsarnaev cometeu crimes hediondos. A sexta emenda à Constituição garante-lhe um julgamento justo, por um júri imparcial, o que ele teve", escreveu o coletivo de juízes do Supremo.

Em 2013, então com 19 anos, Dzhokhar Tsarnaev e o seu irmão mais velho, Tamerlan, colocaram duas bombas perto da linha de chegada da maratona de Boston, provocando uma carnificina.

Identificados por câmaras de vigilância, os dois irmãos fugiram, tendo matado um polícia durante a fuga. O mais velho foi baleado durante um confronto com as autoridades e Dzokhar Tsarnaev foi encontrado ferido, escondido num barco.

Em 2015, Dzokhar Tsarnaev foi condenado à morte, mas a sentença foi anulada em 2020, por um tribunal de recurso, que alegou duas irregularidades.

Mesmo que a decisão tenha permitido manter Dzokhar Tsarnev em prisão perpétua, foi fortemente criticada por Donald Trump, quando era Presidente dos EUA, que manifestou ser favorável à aplicação da pena de morte e pediu ao Departamento de Justiça que a procurasse defender.

Quando Joe Biden chegou à Casa Branca, em 2021, poderia ter retirado esse pedido, mas deixou que seguisse o seu curso.

Durante a campanha eleitoral de 2020, contudo, Biden prometeu trabalhar para abolir a pena de morte a nível federal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+