Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Rússia não está a respeitar as regras da guerra"

04 mar, 2022 - 15:36 • Redação

Em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, depois de uma reunião da NATO, o ministro português dos Negócios Estranfeiros condenou a ofensiva russa por atacar civis.

A+ / A-
Hospital em Kiev improvisa maternidade na cave. “É um verdadeiro inferno”
Hospital em Kiev improvisa maternidade na cave. “É um verdadeiro inferno”

Veja também:


O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera que a Rússia não só violou "todos os princípios do direito internacional" ao invadir a Ucrânia, como também não está a respeitar "as regras da guerra".

Em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, depois de uma reunião da NATO, Augusto Santos Silva condenou a ofensiva russa por atacar civis.

“Em particular a condenação do facto de a Rússia não estar a respeitar as regras da guerra, que é uma atividade humana que também está sujeita a regras.”

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, o mundo está perante “uma guerra ilegítima” e “um ato de agressão que viola todos os princípios do Direito internacional”.

“As autoridades russas estão a conduzir ataques indiscriminados contra civis, instalações civis e também contra instalações que pela sua natureza podem, se atacadas e atingidas, provocar insegurança”, alerta.

Augusto Santos Silva diz que, "olhando para o mapa das operações russas" na Ucrânia, a Moldávia é a "preocupação mais instante" em termos de uma eventual agressão militar da Rússia a outros países.

A situação na Ucrânia vai piorar nos próximos dias com mais mortes e mais destruição. O aviso foi deixado esta sexta-feira pelo secretário-geral da NATO, no final da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança Atlântica, em Bruxelas.

Jens Stoltenberg diz que esta é a pior agressão militar em quatro décadas e receia os dias que se seguem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+