Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin recomenda a países vizinhos que não agravem a situação

04 mar, 2022 - 15:13 • Lusa

O presidente russo sublinha que não tem más intenções em relação aos seus países vizinhos. O Kremlin, por seu turno, apelou esta sexta-feira à população russa para se unir à volta do seu líder, numa altura em que na Rússia circulam várias petições de cidadãos, incluindo personalidades do mundo da Cultura, pedindo o fim da invasão da Ucrânia.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente russo, Vladimir Putin, recomendou aos países vizinhos que "não agravem a situação, não imponham limitações", garantindo que "não tem más intenções", enquanto o Kremlin apelou à união do povo da Rússia.

"Quero sublinhar novamente, sempre o dissemos, que não temos más intenções em relação aos nossos vizinhos", disse Putin, durante uma conversa com o governador do enclave de Kaliningrado, Anton Alikhanov, no momento em que tropas russas invadem a Ucrânia.

Apesar da ofensiva, Putin recomendou aos vizinhos da Rússia para "que não agravem a situação, não imponham limitações" e assegurou que Moscovo "cumpre e continuará a cumprir todos os seus compromissos".

"Por mais difícil e complexo que seja, vamos continuar a desenvolver, sem falhas, vamos reforçar a infraestrutura de transportes e a logística em todo o país", acrescentou o Presidente russo.

Putin também conversou, esta sexta-feira, com o seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, a quem informou sobre os pormenores da "operação militar especial", como a Rússia classifica a invasão da Ucrânia.

De acordo com o Kremlin, na conversa, Putin destacou que a campanha militar está a progredir de acordo com o planeado, tal como já tinha dito ao Presidente francês, Emmanuel Macron, na quinta-feira.

O Presidente russo também aproveitou a oportunidade para falar sobre a segunda ronda de negociações entre os grupos de negociação da Rússia e da Ucrânia, realizada na Bielorrússia na quinta-feira, antes da qual Lukashenko expressou o seu apoio às ações militares russas no país vizinho.

O Kremlin, por seu turno, apelou esta sexta-feira à população russa para se unir à volta do seu líder.

"Este não é o momento de nos dividirmos. Este é o momento para nos unirmos. E unirmo-nos à volta do nosso Presidente", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, durante uma conferência de imprensa.

"Há de facto debates acalorados. Há quem apoie o Presidente e apoie com sinceridade. E há quem não entenda o que está a acontecer. A esses temos que explicar pacientemente", disse Peskov.

Na Rússia circulam várias petições de cidadãos, incluindo personalidades do mundo da Cultura, pedindo o fim da invasão da Ucrânia.

As autoridades russas reforçaram o controlo da informação interna, incluindo o encerramento de meios de comunicação independentes, bloqueios de 'sites' noticiosos e alterações legislativas que preveem penas de prisão para quem distribua "informações falsas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • É isso
    04 mar, 2022 Acreditem que é mentira 16:00
    As promessas de Putin, valem o que valem, ou seja, NADA. Os Países à volta da Rússia que vejam o que acontece a quem não faz a vontade toda a Moscovo, e escolham bem os amigos que têm.

Destaques V+