Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia e Rússia chegam a acordo para retirar civis de zonas de guerra

03 mar, 2022 - 17:52 • Redação

Haverá uma terceira ronda de negociações, que será agendada para os próximos dias.

A+ / A-

Veja também:


As delegações da Ucrânia e da Rússia chegaram esta quinta-feira a um acordo para retirar civis de zonas de guerra, avança uma fonte da diplomacia de Kiev citada pela Sky News.

A criação de corredores humanitários será acompanhada por um possível cessar-fogo temporário, indica a mesma fonte.

Haverá uma terceira ronda de negociações, que será agendada para os próximos dias.

A delegação ucraniana diz que, apesar do encontro desta quinta-feira não ter obtido os resultados pretendidos, o entendimento para a retirada de civis é considerado um passo positivo.

Os diplomatas russos confirmam o acordo para criar corredores humanitários nas zonas de maior conflito, numa guerra que provocou, até agora, cerca de um milhão de refugiados, e o possível cessar-fogo nessas áreas.

Representantes dos dois países estiveram reunidos na Bielorrússia naquela que foi a segunda ronda de negociações para tentar acabar com a guerra que começou há oito dias, com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Já esta quinta-feira, Vladimir Putin tinha mencionado a criação de corredores humanitários para retirar civis das zonas de guerra.

Como já é habitual, Putin apelidou as forças ucranianas como "neonazis" e acusou-as de torturarem soldados russos.

Em entrevista à Renascença, a embaixadora ucraniana, em Portugal, Inna Ohnivets garante que o país não se vai render, perante a invasão russa.

"Estamos na segunda ronda das negociações diplomáticas. Da nossa parte a posição é clara: não admitimos a capitulação do nosso país. Vivemos no território do nosso país, do nosso Estado soberano, estamos e vamos continuar a defender a nossa pátria", declara Inna Ohnivets.

Imagens de drone mostram a destruição em cidade perto de Kiev
Imagens de drone mostram a destruição em cidade perto de Kiev
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+