Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Geórgia e Moldávia apresentam pedido oficial de adesão à União Europeia

03 mar, 2022 - 19:42 • Lusa

A invasão da Ucrânia por Moscovo, na semana passada, causou grande preocupação na Europa.

A+ / A-

A Geórgia apresentou esta quinta-feira oficialmente a sua candidatura de adesão à União Europeia (UE), anunciou o primeiro-ministro desta ex-república soviética do Cáucaso, após a Ucrânia ter pedido a integração no bloco comunitário face à invasão russa.

"Estamos a candidatar-nos à adesão à UE", disse Irakli Garibachvili em comunicado após a assinatura da carta a formalizar o pedido, classificando este como um "objetivo estratégico" para Tbilisi e sublinhando que "a Geórgia é um Estado europeu e continua a dar um valioso contributo para a sua proteção e desenvolvimento".

O partido Sonho Georgiano, no poder, tinha anunciado na quarta-feira a sua intenção de apresentar a candidatura à adesão "imediatamente", na sequência de um pedido expresso do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cujo país está a ser atacado pela Rússia.

A invasão da Ucrânia por Moscovo, na semana passada, causou grande preocupação na Geórgia, que também fez parte da antiga União Soviética e é considerada pela Rússia como parte da sua zona de influência.

Em 2008, uma intervenção armada russa na Geórgia resultou na perda de dois territórios separatistas pró-russos.

Também a Moldávia pediu esta quinta-feira para aderir à UE.

"Hoje assinámos o pedido de adesão da República da Moldova à UE", disse a Presidente europeísta antes de assinar o documento numa cerimónia transmitida pela televisão, em Chisinau.

"O pedido foi dirigido a Emmanuel Macron, o Presidente da França, que exerce a presidência rotativa do Conselho da UE", explicou Sandu, de acordo com o portal de notícias Unimedia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+