Tempo
|
A+ / A-

Rússia prepara assalto a Kiev. O que sabemos

01 mar, 2022 - 16:16 • Ricardo Vieira, com agências

Exército russo avisou os ucranianos para abandonarem a capital e anunciou ataques seletivos contra alvos estratégicos. A torre de televisão foi danificada. Uma longa coluna militar da Rússia está em movimento e o Governo aconselha os portugueses a deixar Kiev.

A+ / A-

As forças armadas da Rússia intensificaram esta terça-feira a pressão sobre as linhas defensivas militares ucranianas que estão a defender a capital Kiev.

O Ministério dos Negócio Estrangeiros aconselhou os cidadãos portugueses que ainda se encontrem em Kiev a procurar sair "com a maior cautela", se tiverem oportunidade, ou a manter-se abrigados, dada a degradação das condições de segurança.

Os primeiros sinais foram dados pela manhã, quando foi noticiado que uma coluna militar de tropas e veículos, com dezenas de quilómetros, se aproximava da região.

Segundo as imagens transmitidas pela norte-americana Maxar Technologies Inc, a coluna inclui veículos blindados, tanques, artilharia rebocada e veículos de apoio logístico.

Ao final da tarde, um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos, citados pelo jornal britânico The Guardian, garantia que o avanço russo em Kiev “estagnou” enquanto suas forças enfrentam desafios logísticos, incluindo a escassez de alimentos para algumas unidades.

O progresso russo em direção à capital ucraniana permanece “basicamente onde estava ontem”, indicou a mesma fonte, que referiu várias razões possíveis, como a resistência ucraniana ou uma mera opção estratégica.

O Ministério da Defesa russo avisou, esta terça-feira, que vai lançar ataques seletivos contra alvos em Kiev e pediu à população que abandonasse a cidade.

A Rússia vai prosseguir a "operação militar especial" iniciada na Ucrânia na passada quinta-feira "até alcançar os seus objetivos", declarou o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigú.

A torre de televisão de Kiev foi bombardeada esta terça-feira à tarde e os canais ucranianos deixaram de emitir.

Ataque russo a antena de televisão ucraniana provoca mortos e feridos
Ataque russo a antena de televisão ucraniana provoca mortos e feridos

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que esta terça-feira discursou por videochamada no Parlamento Europeu, denunciou que o ataque provocou pelo menos cinco mortos.

Zelensky disse que o bombardeamento russo aconteceu junto ao local de um dos maiores massacres de judeus e civis, cometido pelos nazis durante a II Guerra Mundial.

"Para o mundo: qual é o sentido de dizer 'nunca mais' por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babyn Yar? Pelo menos 5 mortos. A História repete-se", escreveu Zelensky na rede social Twitter.

Perante o avanço da força militar da Rússia, os jornalistas portugueses começaram a deixar a cidade de Kiev por falta de condições de segurança, relatou a repórter da RTP Cândida Pinto.

No sexto dia da invasão russa da Ucrânia, um ataque aéreo sobre a praça central de Kharkiv, cidade de 1,4 milhões de pessoas, perto da fronteira com a Rússia, atingiu a sede da administração regional, disse o governador Oleg Sinegubov num vídeo no Telegram que mostra a explosão.

Pelo menos 10 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas nessa explosão, de acordo com os serviços de emergência da Ucrânia, que deu conta de um outro ataque, a um edifício residencial, que deixou oito mortos e seis feridos.

Os bombardeamentos russos em Kharkiv "violam as leis da guerra", afirmou o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell.

Entretanto, mais de 600 mil pessoas já saíram da Ucrânia nos últimos dias em fuga da guerra, de acordo com as Nações Unidas. A Polónia já recebeu cerca de 280 mil refugiados. O enviado especial da Renascença José Pedro Frazão esteve esta terça-feira na zona da fronteira com a Ucrânia, onde acompanhou o drama de quem teve que deixar tudo para trás e o trabalho das organizações humanitárias.

Ucrânia. Refugiados abrigam-se em terminal principal da Polónia e agradecem ajuda do país
Ucrânia. Refugiados abrigam-se em terminal principal da Polónia e agradecem ajuda do país
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    01 mar, 2022 Lisboa 20:19
    Espero que o material de guerra oferecido pelo Ocidente, já esteja a caminho ou de preferência, a ser distribuído pelo exercito Ucraniano. Vão precisar dele.

Destaques V+