Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Reino Unido garante que crimes de guerra na Ucrânia serão julgados

01 mar, 2022 - 08:13 • Redação

O vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, diz que não serão poupados esforços no sentido de estrangular a máquina de guerra da Rússia. Contudo, é contra zona de exclusão aérea.

A+ / A-

O vice-primeiro-ministro do Reino Unido garantiu, esta terça-feira, que quaisquer crimes de guerra cometidos pela Rússia, na invasão à Ucrânia, serão julgados.

Em entrevista à BBC, Dominic Raab avisou que a Rússia utilizará "táticas cada vez mais violentas" em solo ucraniano.

"Além de todas as medidas que estamos a tomar, estamos também a apoiar esforços no sentido de garantir que quaisquer provas de crimes de guerra são preservadas", afirmou.

Em declarações à Sky News, o "vice" de Boris Johnson reforçou que "aqueles que cometam crimes de guerra serão responsabilizados".

Ainda na BBC Breakfast, Dominic Raav admitiu que a comunidade internacional não está disposta a impor sobre a Ucrânia uma zona de exclusão aérea, como pediu o presidente daquele país, Volodymyr Zelensky, uma vez que isso envolveria uma predisposição para abater aviões russos, algo que seria "uma escalação clara" de violência.

Em vez disso, o Reino Unido tem centrado todos os seus esforços a "privar a máquina de guerra russa". Nesse sentido, "nada está fora da mesa".

"Isto está a tornar-se numa desaventura muito mais perigosa para Putin do que, penso, ele alguma vez previu", acrescentou o vice-primeiro-ministro britânico à Sky.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+