Tempo
|
A+ / A-

"Putin está preparado para usar táticas bárbaras" na Ucrânia, diz Boris Johnson

01 mar, 2022 - 10:47 • Ricardo Vieira, com agências

Primeiro-ministro britânico considera que a Rússia subestimou a determinação do povo ucraniano para defender o seu país.

A+ / A-

O Reino Unido vai continuar a apoiar o povo e as forças armadas da Ucrânia e o Presidente russo, Vladimir Putin vai falhar, declarou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que está de visita à Polónia.

Boris Johnson alerta que "Putin está preparado para usar táticas bárbaras e indiscriminadas contra civis inocentes para bombardear prédios, enviar mísseis em prédios para matar crianças".

Numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro polaco, país que faz fronteira com a Ucrânia, o chefe do Governo britânico afirma que a "tragédia" que o Reino Unido e outras nações previam está agora a desenrolar-se com a invasão ordenada pela Rússia.

Boris Johnson considera que Putin subestimou a determinação do povo ucraniano para defender o seu país.

O Presidente da Ucrânia, Vlodymyr Zelensky, classifica que o bombardeamento de Kharkiv, que provocou vítimas civis em bairros residenciais, como um crime de guerra.

O bombardeamento russo contra Kharkiv provocou ferimentos em, pelo menos, 20 pessoas, avançam os serviços de emergência, citados pela BBC. Num discurso ao povo ucraniano, Zelensky condenou o ataque.

"As forças russas atiraram brutalmente sobre Kharkiv com artilharia de jatos. Foi claramente um crime de guerra. É uma cidade pacífica, com áreas residenciais pacíficas. Não tem quaisquer infraestruturas militares. Dezenas de testemunhos provam que não foi um acidente, mas sim uma destruição deliberada de pessoas. Os russos sabiam para onde estavam a disparar", acusou o Presidente ucraniano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+