Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia faz disparar valor de criptomoedas

01 mar, 2022 - 08:33

Com as pesadas sanções a bancos russos, o valor do rublo caiu exponencialmente. Comunidade internacional teme que a Rússia recorra a criptomoedas para contornar as sanções.

A+ / A-

Os efeitos da invasão da Rússia à Ucrânia também se têm feito sentir no mundo das criptomoedas.

Com as pesadas sanções a bancos russos e limitações a transações, o valor do rublo caiu exponencialmente, de acordo com o "New York Times". Em consequência disso, as transações de rublos em Bitcoin atingiram um máximo em nove meses, segundo o portal "CoinDesk". A Reuters também reportou um pico nas transações em rublos de Tether, criptomoeda cujo valor equivale ao do dólar norte-americano.

À madrugada desta terça-feira, o valor da maior criptomoeda do mundo, Bitcoin, subira mais de 15%, para mais de 38 mil euros. Nas últimas 24 moedas, o valor subiu 5%. Outra popular criptomoeda, Ethereum, disparara mais de 10%.

Isto acontece numa altura em que a Binance, a maior plataforma de transação de criptomoedas, não bloqueará utilizadores russos, apesar dos apelos. A comunidade internacional teme que, barrado o acesso ao sistema financeiro global, a Rússia tentará usar criptomoedas para contornar as sanções que lhe têm sido impostas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+