Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE financia pela primeira vez compra de armas e encerra espaço aéreo à Rússia

27 fev, 2022 - 16:43 • Redação com Lusa

Este é o mais recente pacote de sanções imposto pela UE à Rússia, na sequência da ofensiva militar na Ucrânia.

A+ / A-

União Europeia anunciou, este domingo, o encerramento do espaço aéreo a “aviões detidos pela Rússia, registados na Rússia ou controlados pela Rússia”.

“Não vão poder aterrar, descolar ou sobrevoar o território da União Europeia. Incluindo jatos privados de oligarcas”, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Este é o mais recente pacote de sanções imposto pela UE à Rússia, na sequência da ofensiva militar na Ucrânia.

Pela primeira vez, a União Europeia vai financiar a compra e entrega de armas e equipamento militar a um país sob ataque, a Ucrânia.

"A Rússia Today e a Sputnik [detidas pelo Estado russo], bem como as suas filiais, já não poderão espalhar as suas mentiras para justificar a guerra de [Vladimir] Putin", disse Ursula von der Leyen, numa declaração à imprensa na sede do executivo comunitário, em Bruxelas.

Classificando este como "um momento de viragem", a presidente da Comissão adiantou que a UE prepara-se também para sancionar "o outro agressor nesta guerra, o regime [bielorrusso] de [Alexander] Lukashenko", que é "cúmplice neste ataque vicioso contra a Ucrânia" e que será alvo de um "novo pacote de sanções".

Estes anúncios ocorrem pouco antes do início de uma videoconferência de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, naquela que é a quarta reunião da semana dos chefes da diplomacia dos 27 para discutir a resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+