Tempo
|
A+ / A-

Martins da Cruz

"Treino militar europeu tem o risco de Rússia enviar tropas para o leste da Ucrânia"

21 fev, 2022 - 15:00 • José Pedro Frazão com Redação

O ex ministro dos Negócios Estrangeiros classifica o acordo de treino militar entre UE e Ucrânia como "um prémio de consolação", porque o que o país deseja é entrar na NATO e na UE.

A+ / A-
Martins da Cruz em declarações a José Pedro Frazão
Martins da Cruz em declarações a José Pedro Frazão

A missão de formação militar celebrada entre a União Europeia (UE) e a Ucrânia, esta segunda-feira, "tem o risco de levar a Rússia a enviar tropas para o leste da Ucrânia", diz o antigo embaixador de Portugal na NATO, Martins da Cruz.

"As duas repúblicas populares do leste da Ucrânia já declararam independência que foi aceite pelo parlamento russo. Estas movimentações têm o seu risco. Nesta história, ninguém é inocente", afirma, em entrevista à Renascença.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros classifica o acordo de treino militar entre UE e Ucrânia como "um prémio de consolação", porque o que o país deseja é entrar na NATO e na UE.

"Faz-me lembrar os brindes que vinham nos pacotes de farinha. Quer a entrada na NATO, quer na UE, estão excluídas nos próximos 10, 15 anos", considera.

Martins da Cruz diz, ainda, que a recente tensão vivida na fronteira entre Ucrânia e Rússia é "um teste" de Putin aos Estados Unidos (EUA).

E o antigo embaixador refere que o mais importante para o Kremlin é a realização de uma cimeira entre Biden e Putin.

"Essa cimeira é que pode resolver o assunto. Não estes telefonemas diplomáticos", explica.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+