Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Rússia está a usar “o pai de todas as bombas”, diz português

27 fev, 2022 - 08:57 • Marina Pimentel , Marta Grosso

William Lopez vive na Ucrânia e está em casa, a 300 km de Kiev, com mais 11 elementos da sua família. Não pensa em fugir, porque “agora é muito perigoso”.

A+ / A-

As tropas russas já entraram em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, onde, segundo relatos de um empresário português no país, estão a usar bombas de vácuo, atingindo indiscriminadamente muitos civis.

“Não é só em Kharkiv”, afirma à Renascença. É toda a região “que está quase na fronteira da Rússia. Aquela região toda está em guerra e é lá que estão a usar esses equipamentos, que eles chamam 'Father of all bombs' [‘pai de todas as bombas’] que é bombas de vácuo. Estão a disparar indiscriminadamente, provavelmente há muitas vítimas entre civis, porque aquilo rebenta tudo”, explica.

Perante isto, o empresário português não tem dúvidas: “vai haver muitas baixas. Ainda não há relatórios oficiais, porque está um caos nessas cidades, e Kiev está em constante bombardeamento”.

OuvirPausa
Posso dar-lhe o meu relato, porque comprei um apartamento a 15 minutos de Kiev e é lá mesmo que está uma guerra brutal.

Na capital, as tropas ucranianas estão a estão a conseguir travar a entrada das forças russas, pelo que os combates mais intensos estão a decorrer à entrada de Kiev.

“Nessa zona, está uma guerra brutal, porque os russos, como não estão a conseguir dominar Kiev, estão a concentrar-se à volta da cidade para tentarem cercar. A Ucrânia mudou a estratégia e está a tentar atacar os pontos em que eles estão concentrados”, descreve.


William Lopez viva a cerca de 300 quilómetros dali e diz que não pensa fugir, pois agora é muito complicado.

“Não vou tentar fugir, agora é muito perigoso. Até o Governo está a dizer para não sairmos de casa. No total, somos 12 pessoas aqui [em casa]. Só que agora é quase impossível porque o Governo limitou a 20 litros de gasolina cada carro. A fronteira mais próxima que tenho fica a 500 ou 600 quilómetros. 20 litros não ia dar para chegar lá”, explica.

OuvirPausa
Temos três carros para podermos ir embora, mas 20 litros de gasolina não ia dar para chegar à fronteira

Nestas declarações à Renascença, o empresário português diz ainda que as tropas russas estão a sentir mais resistência das forças ucranianas do que estariam à espera. De acordo com as autoridades ucranianas, o número de baixas entre as forças de Putin será de 3.500 homens.

Neste domingo, Vladimir Putin, o Presidente da Rússia, fez uma breve aparição na televisão para saudar o heroísmo das tropas russas. O Kremlin anunciou também estar disponível para discutir o cessar-fogo na Bielorrússia, mas o Presidente ucraniano já respondeu que prefere que as negociações decorram noutro país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+