Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Tropas russas entraram em Kiev

25 fev, 2022 - 09:01 • Carla Caixinha com agências

Pelo menos 100 pessoas já abandonaram as suas casas. Ataques e bombardeamentos continuam.

A+ / A-

O Ministério da Defesa da Ucrânia garante que as tropas russas entraram em Kiev, afirmando que “o inimigo” está no distrito de Obolon.

“Pedimos aos cidadãos que informem sobre a circulação dos equipamentos!”

No Twitter, o ministério encoraja os habitantes a fazerem cocktails molotov para se defenderem, mas também aconselha aos civis que procurem abrigo.

“Moradores tenham cuidado. Não saiam de casa!”

A Rússia alargou a invasão da Ucrânia à periferia da capital e, ainda de madrugada, os Estados Unidos afirmavam-se convencidos de que o cerco a Kiev estava iminente. As explosões soaram antes do amanhecer.

O Presidente da Ucrânia disse que o Governo tinha informações de que "grupos subversivos" estavam a invadir a cidade.

Já esta manhã, garantiu que apesar de as tropas russas estarem cada vez mais perto de Kiev, não pretende abandonar o país.

Vlodomyr Zelensky garante que a Ucrânia vai continuar a defender-se e acusou a Rússia de mentir ao dizer que não esta interessada em atingir civis.

A Rússia lançou, na quinta-feira de madrugada, uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, de acordo com Kiev.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e 'desnazificar'" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo dos seus "resultados e relevância".

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos. Foram aprovadas sanções pesadas contra Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 fev, 2022 Lisboa 14:09
    Depois dos braços cruzados dos EUA e NATO, e das sançõezinhas pífias que nada resolvem mas dão para uma tentativa nada convincente de limpar a face, resta aos valentes Ucranianos, a guerrilha Urbana onde a desproporção bélica fica mais atenuada. Os EUA e o Ocidente defraudaram-vos mas lutem pelo vosso País. Pelos vistos, ninguém mais o vai fazer.

Destaques V+