Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia ameaça Suécia e Finlândia em caso de adesão à NATO

25 fev, 2022 - 16:58 • Ricardo Vieira, com agências

Uma eventual entrada dos dois países escandinavos à Aliança Atlântica terá “sérias consequências políticas e militares", avisa a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A+ / A-

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia avisa que Moscovo não vai aceitar a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO.

A entrada dos dois países escandinavos para a Aliança Atlântica terá “sérias consequências políticas e militares que exigiriam que a Rússia que tomasse medidas recíprocas”, afirma Maria Zakharova.

"Nós consideramos que o compromisso do Governo finlandês com uma política de não-alinhamento militar é um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade no norte da Europa", declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moscovo.

A Finlândia coopera com a NATO em algumas matérias, mas não faz parte da organização. A primeira-ministra Sanna Marin já disse que, durante o seu mandato, será "muito improvável" que o país apresenta uma candidatura.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta sexta-feira que Portugal vai antecipar o envio uma companhia de Infantaria de 174 soldados portugueses para a Roménia, depois de uma reunião entre todos os Estados-membros da NATO e ainda a Suécia e a Finlândia.

O chefe do Executivo português explica que a medida é enquadrada numa ação conjunta da NATO para dar uma mensagem de unidade e dissuasão perante a invasão russa à Ucrânia.

António Costa expressou ainda "solidariedade com o povo ucraniano, a principal vítima desta invasão".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo eu
    25 fev, 2022 País 22:03
    É mais do mesmo. É a mesma coisa que a Espanha vir agora dizer que não podemos construir a central de dessalinização e temos de lhes comprar a agua pelo preço que eles quiserem. Enquanto o Ocidente e a NATO não demonstrarem claramente que a brincadeira acabou, o Putin continuará a fazer o que quer. Até ser parado.

Destaques V+