Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Martins da Cruz. Ucrânia está “entregue à sua sorte” e Putin “é dono do tempo”

25 fev, 2022 - 21:31 • Susana Madureira Martins , Tomás Anjinho Chagas

António Martins da Cruz, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, não acredita que a NATO coloque tropas em território ucraniano. E considera que o estado da guerra depende da vontade de Putin.

A+ / A-

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e embaixador português na NATO, António Martins da Cruz, não acredita que as sanções do ocidente sejam capazes de travar a invasão russa à Ucrânia, que começou esta quinta-feira.

“Provavelmente não é suficiente para o Sr. Putin. Tem sido Putin a marcar o ritmo. Ele é o dono do tempo. É ele que decide. Quando é que ameaça, quando é que faz discursos e quando envia as tropas. Será ele que vai decidir quando é que se pára e quando é que se senta à mesa.”, explica à Renascença.

O ex-ministro do governo de Durão Barroso afirma que é a Rússia que pauta o andamento do conflito, e que só quando o Kremlin quiser é que as negociações vão começar. Martins da Cruz acredita que a reação do mundo ocidental não terá efeitos no comportamento russo, pelo menos a curto prazo.

“A não ser as sanções lhe comecem a fazer um mal imediato”, é dificil que a Rússia pare nos próximos tempos. Mas o antigo ministro lembra que as sanções são económicas, e que por isso, a Rússia vai conseguir resistir “semanas ou meses e meses”.

António Martins da Cruz considera que quando a Rússia se voltar a sentar à mesa das negociações, a Ucrânia estará debilitada e continuará a ser Putin a “escolher o tempo”. O ex ministro dos Negócios Estrangeiros acredita que a Roménia vai passar a ser objeto de negociação entre a Europa e a Rússia.

O ex-membro do governo rejeita qualquer bluff nesta fase do conflito. “Já ultrapassámos a fase do jogo. Quando se inicia o ataque não há jogos diplomáticos”.

António Martins da Cruz vai mais longe e projeta um futuro pessimista “a Ucrânia está entregue à sua sorte. Ninguém vai ajudar a Ucrânia a combater as forças russas”, o ex-ministro recorda que a NATO vai apenas colocar tropas nos países vizinhos à Ucrânia, e por isso, o país não terá qualquer apoio militar direto.

Já em relação à ajuda do exército norte-americano à Ucrânia, António Martins da Cruz lembra que o risco da escalada de tensão poderia levar o conflito para a utilização de arsenal nuclear.

Ucrânia não é da NATO. Não há o automatismo da defesa. Não tem nenhum acordo com os EUA. E eles mandarem tropas para a Ucrânia e aumentar a escalada de tensão, o próximo passo é a utilização de armamento nuclear”, defende o ex-ministro.

Segundo António Martins da Cruz, que foi também embaixador de Portugal na NATO, resta esperar pelo momento em que a Rússia queira sentar-se à mesa.

“Acho que vai haver negociações em dois tempos”, prevê. Um para definir o “futuro imedato da Ucrânia”, e posteriormente, um outro momento para definir o futuro sistema de segurança da Europa, visto que a Rússia “não aceita” o sistema atual.

Apesar da provável pressão russa para mudar a configuração da defesa no plano internacional, António Martins da Cruz não prevê o fim da Aliança Atlântica: “a Europa não vai prescindir da NATO, que é o nosso guarda-chuva americano de defesa, e do qual depende a segurança e a defesa de Portugal”.

Quanto a uma possível desagregação da Ucrânia exigida por parte dos russos no momento de negociar, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros coloca o futuro nas mãos de Putin. “Não sei, depende do que disser a Rússia”.

Mas António Martins da Cruz acredita que a Rússia não vai abdicar de Donetsk, nem de Lugansk, duas regiões separatistas da zona de Donbass, que declararam independência face à Ucrânia.

Tudo me leva a crer que é muito difícil que estes pedaços de território voltem à situação anterior”, projeta António Martins da Cruz em entrevista à Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    26 fev, 2022 PORTUGAL 11:34
    Putin mandou invadir a Ucrânia. A Russia VETOU nas Nações Unidas. A Nato não pode intervir. O RESTO aplica sanções que são BRINCADEIRAS. SEMPRE ouvi falar em DIPLOMATAS. Pergunto, que andaram estes Senhores e estas Senhoras a fazer por esse MUNDO fora. Se NADA, porque não se RETIRAM e recolhem aos seus esconderijos construidos em TEMPOS de paz? Fazem melhor FIGURA, pois estão CHEIOS de dúvidas. Em 1973 EU e OUTROS quando chegamos a ANGOLA, à saída do avião dissemos, ACABOU A GUERRA. E a GUERRA acabou com o 25 de ABRIL. Retirem-se de CENA.
  • A loucura disto
    25 fev, 2022 Prendam Putin 22:27
    A Russia pode sempre utilizar o armamento nuclear, seja como chantagem, seja em situação real. Deixá-lo (Putin) fazer o que quer só porque pode usar armas nucleares, então mais vale baixar já as calças, e vender as nossas armas nucleares aos "ciganos". Ah não sabiam? Nós no Ocidente, também temos armas nucleares, e se o Putin for louco suicida para usar armas nucleares e os Russos suficientemente estúpidos para cumprir as ordens do louco, podemos descer a esse patamar de loucura e incinerá-los também.

Destaques V+