Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Zelensky decreta mobilização geral da população para combater invasão russa

24 fev, 2022 - 23:03 • Lusa

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou hoje a mobilização geral da população sujeita a "recrutamento militar e reservistas" para combater a invasão russa no país

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou esta quinta-feira a mobilização geral da população sujeita a “recrutamento militar e reservistas” para combater a invasão russa no país, iniciada na madrugada de quinta-feira.

Enquanto isso, “é proibido aos homens de 18 a 60 anos, cidadãos ucranianos, de deixar as fronteiras da Ucrânia”, segundo o Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado.

“Este regulamento permanecerá em vigor durante o período do regime jurídico da lei marcial. Pedimos aos cidadãos que levem em consideração essas informações”, avisou.

Segundo o decreto publicado no ‘site’ da presidência ucraniana, a medida abrange todas as pessoas sujeitas a “recrutamento militar e reservistas” e será aplicada dentro de 90 dias em todas as regiões da Ucrânia.

A Rússia lançou hoje de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+