Tempo
|
A+ / A-

Paulo Rangel. “Europa vive período mais perigoso depois da II Guerra Mundial”

24 fev, 2022 - 17:42 • Pedro Mesquita , Rosário Silva

À Renascença, o eurodeputado assegura que o Conselho Europeu vai aprovar sanções “muito drásticas” contra a Rússia, ao mesmo tempo que alerta para o “período difícil” por que está a passar o Ocidente. Apesar de desaprovar o “alarmismo ou dramatismo”, Rangel adverte para o risco “de uma guerra total”.

A+ / A-

O Conselho Europeu deve decidir, ainda esta quinta-feira, sanções económicas e financeiras “muito drásticas” contra a Rússia, é a convicção é do eurodeputado Paulo Rangel.

“As sanções, que serão apresentadas hoje, deverão ser muito drásticas do ponto de vista económico e financeiro. Basicamente vão paralisar grande parte dos movimentos financeiros que a Rússia pode fazer, o que a estrangula, de alguma maneira, economicamente”, numa tentativa “de estrangulamento económico do regime de Putin”, refere o eurodeputado.

Entrevistado pela Renascença, no regresso de uma viagem à Lituânia, Rangel teme, contudo, que Vladimir Putin se mostre insensível a este novo “garrote” europeu.

“Creio que o regime de Putin será menos sensível a esse garrote económico/financeiro, por duas razões”, explana.

“Por um lado, porque Putin é ele próprio insensível a esse tipo de sanções e, por outro lado, nos últimos anos ele procurou diminuir a sua vulnerabilidade face ao Ocidente e este não é exatamente o ponto que o fará parar porque a sua motivação não é uma motivação económica”, acrescenta.

Paulo Rangel diz, ainda, não acreditar numa intervenção militar por parte dos países que integram a NATO, a não ser se “houver um ataque a um qualquer país da NATO”, o que não é de excluir.

O eurodeputado desaprova atitudes alarmistas neste momento particularmente critico, e reconhece que, desde a II Guerra Mundial, nunca o risco foi tão elevado de se caminhar para uma nova guerra total.

“O Ocidente está numa situação muito difícil, nós estamos, com certeza, a viver o período para a Europa mais perigoso depois da II Guerra Mundial. Tivemos a guerra da Bósnia, o Kosovo, mas este risco de potenciação para outro tipo de conflitos, não tivemos ainda”, lembra.

Para o eurodeputado, esta é uma “noticia que nos deve por a todos muito preocupados”, ainda que considere que não se deva caminhar “para o alarmismo ou para o dramatismo”, embora exista “a consciência que este passo pode ter consequências extremamente graves”.

E, há aqui o risco de uma III Guerra Mundial? “Sim”, responde Rangel, para logo a seguir reafirmar que “não devemos ser alarmistas ou dramatizar”, apesar da existência de um “conflito já de larga escala” e, portanto,” o risco de uma guerra total, com consequências que seriam absolutamente trágicas para todo o mundo”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+