Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia vai declarar o estado de emergência

23 fev, 2022 - 11:04 • Redação

Governo de Kiev apela aos seus cidadãos que abandonem a Rússia rapidamente.

A+ / A-

A Ucrânia prepara-se para declarar estado de emergência que deverá durar, inicialmente, 30 dias.

A BBC avança que, após uma reunião do conselho de segurança nacional do país, o alto funcionário de segurança Oleksiy Danilov disse que o estado de emergência seria imposto a todas as regiões, exceto Donetsk e Luhansk, onde as forças ucranianas já estão em guerra com separatistas apoiados pela Rússia.

A medida terá de ser aprovada pelo parlamento ucraniano.

Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia já apelou aos ucranianos, estimados em três milhões de pessoas, a abandonarem a Rússia com a maior brevidade possível face ao agravamento da situação militar.

"O ministério recomenda aos cidadãos ucranianos para se absterem de todas as viagens à Rússia e aqueles que já lá estão devem deixar o território (russo) imediatamente", indica a diplomacia de Kiev, em comunicado divulgado esta quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+