Tempo
|
A+ / A-

EUA avisam que uma invasão russa à Ucrânia pode deslocar cinco milhões de pessoas

23 fev, 2022 - 18:54 • Redação

Os norte-americanos alertam ainda que a Ucrânia é um dos maiores produtores de trigo do mundo e um conflito provocado pela Rússia pode agravar as crises de fome em países em desenvolvimento.

A+ / A-

Os Estados Unidos (EUA) estimam que uma invasão mais alargada da Rússia à Ucrânia pode deslocar cinco milhões de pessas.

"Se a Rússia continuar por este caminho, pode criar uma nova e das maiores crise de refugiados", avisa a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, esta quarta-feira.

Os norte-americanos alertam que a Ucrânia é um dos maiores produtores de trigo do mundo e um conflito provocado pela Rússia pode agravar as crises de fome em países em desenvolvimento.

Já em janeiro, o diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal afirmou, à Renascença, que um conflito armado na Ucrânia "pode agravar a crise de refugiados" que começou, em 2014, com a anexação da Crimeia, por parte da Rússia.

"É muito importante que as pessoas da Ucrânia, depois dos conflitos anteriores, que já geraram muitos refugiados e deslocados e ainda assim permanecem, vir acrescentar um conflito bélico. É agravar uma situação que já é muito grave", explicou Pedro Neto, na altura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+