Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

"A ameaça de uma guerra nuclear é real", alerta Viriato Soromenho Marques

23 fev, 2022 - 17:18 • Maria João Costa com Redação

Soromenho Marques refere que há uma grande diferença entre Gorbatchov e Vladimir Putin e que o fim da Guerra Fria foi "um milagre".

A+ / A-

O filósofo Viriato Soromenho Marques avisa que "a ameaça de uma guerra nuclear é real", num momento de escalada de tensões no leste da Ucrânia e da invasão russa às regiões de Donetsk e Donbass.

"Essa é uma das ameaças ao nosso futuro", diz, numa intervenção feita na tarde desta quarta-feira, na Póvoa de Varzim, numa sessão de abertura do Festival Correntes d'Escritas.

Soromenho Marques refere que há uma grande diferença entre Gorbatchov e Vladimir Putin e que o fim da Guerra Fria foi "um milagre".

"Foi a primeira vez que um império preferiu correr o risco da sua autodissolução a usar contra o seu inimigo todo o potencial bélico que ainda tinha", explica.

"Com Putin não há milagres", avisa, ainda, o filósofo.

União Europeia, Estados Unidos e vários outros países impuseram sanções à Rússia, nos últimos dias.

O Ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros saudou o anúncio de sanções, mas voltou a referir que são insuficientes.

A Rússia prometeu esta quarta-feira uma "resposta forte" às sanções que lhe foram impostas pelos Estados Unidos, incluindo restrições às transações da dívida soberana russa, devido ao reconhecimento por Moscovo da independência de territórios separatistas na Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+