Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucranianos saúdam sanções, mas não acreditam que sejam solução

22 fev, 2022 - 12:36 • João Cunha , Olímpia Mairos

A decisão russa de reconhecer a independência das províncias separatistas de Donetsk e Lugansk pode implicar o fim dos acordos de Minsk, que conseguiram manter a paz aparente que reinava, apesar da situação vivida desde a anexação russa da Crimeia. Agora, a violência pode escalar ainda mais.

A+ / A-

Apesar de os ucranianos agradecerem toda a ajuda, não se espera que alguém mande tropas para dentro do território ucraniano para defender as fronteiras da Ucrânia.

Em serviço especial para a Renascença, a jornalista da SIC Irina Shev diz que para os ucranianos as sanções são bem acolhidas, embora ninguém esteja convencido de que serão a solução.

“As sanções são bem-vindas, mas não há nenhuma ilusão quanto ao efeito que elas possam ter”, diz a jornalista, lembrando que o próprio Vladimir Putin, no seu discurso “desvalorizava completamente o seu efeito”.

Já a decisão russa de reconhecer a independência das províncias separatistas de Donetsk e Lugansk pode implicar o fim dos acordos de Minsk, acordos que conseguiram manter a paz aparente que reinava, apesar da situação vivida, desde a anexação russa da Crimeia. Agora, a violência pode escalar ainda mais.

“A partir do momento em que Vladimir Putin disse que esses territórios são independentes, isso pode significar que os acordos têm que ser revistos, podem perder completamente a sua validade”, nota Irina Shev, assinalando que são estes acordos que têm conseguido “manter uma espécie de paz aparente.”

“A entrada dos soldados dentro do território ucraniano pode significar que a violência pode escalar ainda mais. Vamos esperar para ver qual será a reação de Kiev a todos esses desenvolvimentos”, sublinha.

Os ucranianos estão algo confusos após o discurso do presidente ucraniano Vlodimir Zelensky. Esperavam mais e esperavam, sobretudo, ficar a saber o que vai o país fazer para se defender.

“A declaração de Zelensky acabou por não dar dados concretos de como é que a Ucrânia vai reagir a esta declaração de Vladimir Putin e sente-se que as pessoas estão bastante confusas e estão na expectativa para ver o que o que poderá acontecer, o que é que as próprias pessoas podem fazer para tentarem melhorar esta tensão, ou seja, se continuam a inscrever-se nos treinos de defesa territorial, o que é que podem fazer, porque o perigo é bastante real, nesta altura”, descreve.

O medo agora é que a Rússia, ao anunciar que pretende construir bases militares dentro dos territórios separatistas, consiga "alargar" esse território e tomar de assalto toda a região. A jornalista Irina Shev lembra que a segunda cidade da província de Donetsk - a cidade costeira de Mariupol, no Mar de Azov, tem uma importância estratégica essencial para os russos.

A jornalista não acredita que a NATO, mesmo estando ameaçada com esta entrada da Rússia em território ucraniano, use forças militares para entrar na Ucrânia e refere que “nem os ucranianos estão à espera que isso aconteça”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+