Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Guterres quer resolver crise "sem mais derramamento sangue"

22 fev, 2022 - 22:30 • Redação

Secretário-geral da ONU fala de "um golpe fatal nos Acordos de Minsk”.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, voltou a sublinhar a “violação da integridade territorial e da soberania da Ucrânia” cometida pela Rússia.

Acrescentou que é a altura de "voltar ao diálogo e às negociações”.

“Estou empenhado em que esta crise se resolva sem mais derramamento de sangue”, defendeu.

A ação unilateral de Moscovo, segundo o responsável, “entra diretamente em conflito com os princípios da carta das Nações Unidas”, sendo também “inconsistente com a chamada Declaração de Relações Amigáveis da ONU” e “um golpe fatal nos Acordos de Minsk”.

“Os princípios da carta das Nações Unidas não são um menu a la carte. Não podem ser aplicados de uma forma seletiva. Os Estados-membros aceitaram-nos e tem de os aplicar”, explicou Guterres.

Ao contrário do que diz a Rússia, Guterres pensa que “quando as tropas de um país entram no território de outro país sem o seu consentimento, não são forças de ‘manutenção de paz’ imparciais”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+