Tempo
|
A+ / A-

Tensão Ucrânia/Rússia

"Fale com clareza". Putin repreende chefe dos Serviços Secretos em direto na televisão

22 fev, 2022 - 22:26 • Redação

Momento foi televisionado em direto na passada segunda-feira.

A+ / A-
"Fale com clareza". Putin repreende chefe dos Serviços Secretos em direto na televisão
"Fale com clareza". Putin repreende chefe dos Serviços Secretos em direto na televisão

O chefe dos Serviços Secretos da Rússia manteve uma conversa tensa com Vladimir Putin durante a reunião do Conselho de Segurança Nacional de onde saiu a decisão de reconhecer as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.

Sergei Naryshkin foi repetidamente interrompido pelo Presidente russo que, num tom claro de repreensão, o instruiu a "falar sem rodeios" sobre aquilo que pensava para os territórios do leste da Ucrânia.

"Podíamos dar aos nossos, digamos, parceiros ocidentais, uma última hipótese, apresentando-lhes a escolha, no mais curto prazo possível, para forçar Kiev a escolher a paz e implementar os acordos de Minsk", disse Naryshin a Putin, acrescentando que, "na pior das hipóteses, devemos tomar a decisão que estamos discutindo hoje".

"O que significa 'no pior caso'? Está a sugerir que iniciemos as negociações ou que reconheçamos a soberania?", questionou Putin.

À assertividade da pergunta, o chefe dos Serviços Secretos respondeu com um longo gaguejo que levou Putin a aumentar a pressão: "Fale, fale, fale sem rodeios!"

"Apoio a proposta sobre a entrada das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk na Federação Russa", respondeu Naryshkin, mas foi rapidamente corrigido por Putin.

"Não estamos a falar sobre sobre isso", respondeu o Presidente num tom de clara reprovação. "Estamos a falar do reconhecimento sua independência ou não.", ao que o Sergei Naryshin finalmente respondeu que apoiava essa proposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+