Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"É o começo da invasão russa" à Ucrânia. Joe Biden anuncia novas sanções a Moscovo

22 fev, 2022 - 19:27 • João Malheiro

Os Estados Unidos vão avançar com sanções a dois bancos russos e às "elites e seus familiares". Além disso, o chefe de Estado norte-americano anunciou mais um reforço de tropas norte-americanas nos países da NATO do leste da Europa.

A+ / A-

"Isto é o início de uma invasão da Ucrânia. Vamos avançar com sanções", afirma o Presidente norte-americano, Joe Biden, esta terça-feira, a partir de uma declaração feita na Casa Branca para reagir aos eventos das últimas 24 horas, em que a Rússia ocupou territórios do leste da Ucrânia.

"Acreditamos que Vladimir Putin preparou o raciocínio para justificar uma expansão mais profunda dentro do território ucraniano", refere o chefe de Estado, em análise ao discurso de segunda-feira do presidente russo.

Joe Biden refere que o chefe de Estado russo "não tem direito" de declarar a existência de novos países em território ucraniano e que esse reconhecimento dos movimentos independentistas nas regiões do leste "é uma flagrante violação do direito internacional".

Os Estados Unidos vão avançar com sanções a dois bancos russos e às "elites e seus familiares". Além disso, o chefe de Estado norte-americano anunciou mais um reforço de tropas norte-americanas nos países da NATO do leste da Europa.

"Isto são posições defensivas. Não temos intenção de lutar com a Rússia", esclarece, no entanto, Joe Biden.

O presidente dos Estados Unidos espera "que a diplomacia ainda esteja disponível" para servir de solução e evitar "o sofrimento de milhões de pessoas" e garante que os EUA vão continuar a dialogar para resolver o conflito.

"Ainda há tempo para evitar o pior cenário. Continuamos abertos a diplomacia, se for sincera", conclui.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+