Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China preocupada com o agravar da situação na Ucrânia

22 fev, 2022 - 08:24 • Olímpia Mairos

O ministro das Relações Exteriores da China apela ao diálogo entre as partes e defende que a segurança de qualquer país deve ser respeitada.

A+ / A-

A China está preocupada com o agravar da situação na Ucrânia e apela a todas as partes para que resolvam as diferenças através do diálogo.

“As preocupações legítimas de segurança de qualquer país devem ser respeitadas, disse o ministro das Relações Exteriores.

Wang Yi, que também é conselheiro do Estado chinês, telefonou ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, apelando à contenção de todos os envolvidos no conflito.

“A situação na Ucrânia está a piorar”, disse Wang a Blinken, assegurando que a China continuará a “manter contacto com todas as partes”.

De acordo com a agência Reuters, que cita o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, no telefonema entre os dois governantes, o secretário de Estado dos EUA ressaltou a necessidade de preservar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, face à “agressão” da Rússia.

Com o agravar da crise na Ucrânia, o Ocidente teme que se possa desencadear uma guerra.

O Presidente Vladimir Putin ordenou, na segunda-feira, o envio de tropas para as duas regiões separatistas no leste da Ucrânia, depois de as reconhecer como independentes.

A Rússia nega qualquer plano de atacar a Ucrânia, mas ameaçou com uma ação “militar-técnica” não especificada, a menos que receba garantias de segurança abrangentes, incluindo uma promessa de que o seu vizinho nunca se juntará à NATO.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+