Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE sancionará reconhecimento russo da independência de regiões separatistas

21 fev, 2022 - 19:06 • Lusa

A União Europeia está pronta para impor sanções se Moscovo reconhecer a independência das regiões separatistas do leste da Ucrânia e insta o Presidente russo, Vladimir Putin, a não o fazer, anunciou o chefe da diplomacia europeia.

A+ / A-

"Partimos do princípio de que o Presidente Putin não o fará, mas, se o fizer, colocarei o pacote de sanções na mesa dos ministros" europeus, advertiu Josep Borrell, no final de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Bruxelas.

Entretanto, a ONU instou "todas as pessoas envolvidas a evitarem qualquer decisão ou ação unilateral que possa atentar contra a integridade territorial da Ucrânia", declarou hoje o seu porta-voz, inquirido sobre um eventual reconhecimento por Moscovo da independência das regiões separatistas ucranianas de Donetsk e Lugansk.

"Sublinhamos o nosso apelo para o fim imediato das hostilidades, para a máxima contenção por todas as partes, a fim de evitar qualquer ação e declaração que agrave ainda mais as tensões", disse também Stéphane Dujarric, defendendo que todos os diferendos devem "ser abordados através da diplomacia".

O Kremlin anunciou esta segunda-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, vai reconhecer a independência das duas províncias separatistas da Ucrânia, controladas por rebeldes pró-Rússia.

Putin disse aos presidentes da França e da Alemanha que tenciona assinar o decreto a reconhecer a independência em relação ao Kiev das regiões de Donetsk e Luhansk, avança o Kremlin, em comunicado.

Num discurso ao país, Vladimir Putin declarou esta segunda-feira que a Ucrânia moderna foi criada pela Rússia.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai reunir o seu gabinete de emergência após a decisão de Moscovo.

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou nas últimas horas que a Rússia enfrenta uma ameaça "grave, muito grande" na Ucrânia, num contexto de tensão crescente com o Ocidente, que acusa Moscovo de se preparar para invadir o país vizinho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+