Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia desafia o Ocidente e reconhece independência de províncias separatistas da Ucrânia

21 fev, 2022 - 18:28 • Ricardo Vieira, com agências

Vladimir Putin já comunicou a sua posição aos presidentes da França e da Alemanha. NATO tornou Ucrânia num "teatro de guerra", diz o Presidente russo.

A+ / A-

O Kremlin anunciou esta segunda-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, vai reconhecer a independência das duas províncias separatistas da Ucrânia, controladas por rebeldes pró-Rússia.

Putin disse aos presidentes da França e da Alemanha que tenciona assinar o decreto a reconhecer a independência em relação ao Kiev das regiões de Donetsk e Luhansk, avança o Kremlin, em comunicado.

Num discurso ao país, Vladimir Putin declarou esta segunda-feira que a Ucrânia moderna "foi criada" pela Rússia, questionando a existência daquele país como um Estado autónomo e independente de Moscovo.

O chefe de Estado russo apresentou a sua visão da história, criticando o ex-líder comunista Lenin por ter sido o “autor e arquiteto” da Ucrânia e, ao fazê-lo, “desfavoreceu” a Rússia.

NATO tornou Ucrânia num "teatro de guerra"

Vladimir Putin aproveitou para lançar críticas às autoridades ucranianas e considerou que os acontecimentos de 2014, em que o presidente pró-Rússia foi afastado, foram um “golpe” de Estado.

O líder russo acusa o atual governo da Ucrânia de ser controlado a partir do estrangeiro, sem apresentar qualquer prova.

A aproximação de Kiev à NATO representa uma ameaça para a Rússia, declarou Vladimir Putin neste discurso à nação. A NATO transformou a Ucrânia num "teatro de guerra", argumenta o líder russo.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai reunir o seu gabinete de emergência após a decisão de Moscovo.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, considera que a Rússia está em clara violação do Direito internacional, ao reconhecer a independência das regiões separatistas no Leste da Ucrânia.

"Estamos perante uma violação da soberania e integridade da Ucrânia", declarou Boris Johnson.

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou nas últimas horas que a Rússia enfrenta uma ameaça "grave, muito grande" na Ucrânia, num contexto de tensão crescente com o Ocidente, que acusa Moscovo de se preparar para invadir o país vizinho.

"A utilização da Ucrânia como instrumento de confronto com o nosso país representa uma ameaça grave, muito grande para nós", disse Putin numa reunião extraordinária do conselho de segurança russo, afirmando que a prioridade de Moscovo "não é o confronto, mas a segurança".

O chefe da diplomacia da União Europeia disse esta segunda-feira estar pronta a impor sanções se Moscovo reconhecer a independência das regiões separatistas do leste da Ucrânia e instou o Presidente russo, Vladimir Putin, a não o fazer.

"Partimos do princípio de que o Presidente Putin não o fará, mas, se o fizer, colocarei o pacote de sanções na mesa dos ministros" europeus, advertiu Josep Borrell, no final de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Bruxelas.

A Ucrânia pediu hoje uma reunião "imediata" do Conselho de Segurança da ONU, perante a ameaça de uma invasão russa.

"A pedido do Presidente, Volodymyr Zelensky, peço oficialmente consultas imediatas dos membros do Conselho de Segurança da ONU, nos termos do artigo 6 do memorando de Budapeste", escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, na rede social Twitter.

[em atualização]

Agrava-se a tensão na fronteira da Ucrânia. Imagens de satélite mostram avanço de tropas russas
Agrava-se a tensão na fronteira da Ucrânia. Imagens de satélite mostram avanço de tropas russas
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+