Tempo
|
A+ / A-

NATO condena a decisão da Rússia de reconhecer a independência das repúblicas separatistas do Leste da Ucrânia

21 fev, 2022 - 20:48 • Redação

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, apela â Rússia para que cumpra os acordos de Minsk, e pede que se respeite a integridade territorial da Ucrânia.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, condenou à decisão da Rússia de reconhecer a independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

“Isso prejudica ainda mais a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, corrói os esforços para a resolução do conflito e viola os Acordos de Minsk, dos quais a Rússia é parte”, adverte Stoltenberg.
O secretário-geral da NATO relembra que em 2015, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que inclui a Rússia, reafirmou seu pleno respeito pela soberania, independência e integridade territorial da Ucrânia.

“Moscovo continua a alimentar o conflito no leste da Ucrânia, fornecendo apoio financeiro e militar aos separatistas. Também está a tentar encenar um pretexto para invadir a Ucrânia mais uma vez”, reitera Stoltenberg.

O mesmo responsável diz que a NATO “apoia a soberania e a integridade territorial da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas”.
“Os aliados instam a Rússia, nos termos mais fortes possíveis, a escolher o caminho da diplomacia e a retirar as forças militares que estão dentro e à volta da Ucrânia, e retire as forças da Ucrânia de acordo com suas obrigações e compromissos internacionais”, remata.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+