Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista

Santos Silva diz que não há “soluções mágicas” para insegurança em Moçambique

17 fev, 2022 - 18:00 • José Pedro Frazão

Em entrevista à Renascença, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz estar sempre disponível para se deslocar a Maputo para reafirmar o apoio a Moçambique, assinalando contudo que a visita de Marcelo Rebelo de Sousa, marcada para dentro de um mês, vai ser importante para exprimir a posição portuguesa.

A+ / A-
Santos Silva diz que não há “soluções mágicas” para insegurança em Moçambique
Santos Silva diz que não há “soluções mágicas” para insegurança em Moçambique

Há sinais de novos focos de violência no norte de Moçambique, território que há um ano mobilizou a atenção de Portugal ao ponto de Augusto Santos Silva ter sido encarregue pela União Europeia de abrir caminho em Maputo para uma missão militar da União naquele país. Em entrevista à Renascença, o ministro dos Negócios Estrangeiros sublinha, com insistência, que Moçambique é um país soberano a quem compete propor alterações no aconselhamento externo de que possa necessitar.

Santos Silva admite que, a qualquer momento, pode regressar a Maputo para ajudar a consolidar a parceria entre aquele país lusófono e a União Europeia.

O chefe da diplomacia portuguesa apela ainda ao “espírito de bom senso e magnanimidade” na Guiné-Bissau, a propósito da investigação ao recente ataque armado falhado.

A situação de segurança não está consolidada no norte de Moçambique, com relatos de novos episódios de violência em diversas províncias. Isto está em linha com a sua avaliação da segurança naquele território?

São as informações de que dispomos e que aliás são públicas. É preciso não ter ilusões sobre isto. Não estamos a falar de soluções mágicas que, de um momento para o outro, resolvem este tipo de problemas. Em Cabo Delgado, a situação de segurança melhorou bastante. Mas, por vezes, verificamos que grupos insurgentes e terroristas de inspiração radical tentam criar outros focos de ataque noutras províncias no norte e centro de Moçambique. É preciso estar mesmo muito atento. O primeiro-ministro vai falar, certamente, sobre isto na Cimeira União Europeia – União Africana, porque o que fizemos em Moçambique é a prova de que quando fazemos bem as coisas, estas resultam.

Mas começou por reconhecer que a situação não está consolidada.

Eu sei. Mas hoje estamos a falar de uma situação sem nenhuma espécie de comparação com o que se vivia há dois anos. Não preciso de lembrar as decapitações, as deslocações forçadas em massa das populações, a fome, etc…

O diretor da Capacidade Militar de Planeamento e Condução da missão militar da UE em Moçambique esteve em janeiro no Parlamento Europeu onde disse que o mandato que tem exclui aconselhamento estratégico, sustenta que a capacidade de perceber realmente a eficácia das operações em Cabo Delgado é limitada e precisa de outros meios uma vez que não tem autorização para ir lá. Isto não pode ser resolvido?

Os termos de referência da missão europeia foram os acordados com Moçambique. A missão não foi imposta, mas pedida por Moçambique. Eu próprio desloquei-me a Moçambique, em representação do Alto Representante para a Política Externa, em janeiro de 2021, numa visita importante para que a missão de apoio pudesse ter sido aprovada em tempo útil e até em tempo recorde em comparação europeia. Nesses termos, nós fornecemos equipamento e capacidade logística a Moçambique, aumentámos o nosso esforço de ação humanitária e de cooperação para o desenvolvimento e participamos na formação de tropas especiais moçambicanas.

A posição que citei dá a entender que esse mandato está esgotado e será preciso ir mais além.

Não diria isso. Com todo o respeito por esse oficial, quem toma as decisões são os ministros. E os ministros tomaram uma decisão muito importante porque Moçambique é um Estado soberano. O aconselhamento de decisões estratégicas compete às autoridades moçambicanas. Nós estamos lá para apoiar, não por caridade mas porque temos boas relações com Moçambique e com toda a África Austral e também estamos a tratar da nossa própria segurança como europeus.

Marcelo vai a Moçambique
Marcelo vai a Moçambique

Mas se a situação dá sinais de alguns focos crescentes de tensão, não se justificaria a revisão dos termos de entendimento entre a União Europeia e Moçambique? Essa revisão está na agenda dos ministros dos Negócios Estrangeiros?

Está na agenda dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, no quadro da nossa monitorização permanente com as autoridades moçambicanas. Não somos nós que temos que decidir aquilo de que Moçambique precisa. Isso compete a Moçambique.

O Alto Representante mostrou-se tão interessado no envolvimento português para ajudar nessa situação que até pediu a sua ida a Moçambique, como recordou agora. Não será preciso ir lá outra vez para reafirmar essa posição tendo em conta o crescimento desses focos de tensão?

Sempre que for necessário. Aliás, o Presidente da República vai deslocar-se proximamente a Moçambique e há uma cimeira entre Portugal e Moçambique que teve que ser adiada, em novembro, devido ao chumbo do Orçamento do Estado e que será retomada certamente pelo XXIII Governo.

A visita do Presidente da República relaciona-se com a estabilização desta situação?

O Presidente da República de Portugal visita Moçambique a convite do seu homólogo. Como o Presidente diz e bem, sempre que dois Presidentes encontram-se, todos os assuntos são tratados.

Sobre a Guiné-Bissau, houve um golpe militar recente que fracassou. Na altura disse esperar que seja apenas um “incidente de percurso” na consolidação institucional no país. Mas a Guiné tem um longo historial destas revoltas e na África Ocidental estão a proliferar os golpes de estado.

Também por isso foi tão importante que a condenação desse ataque armado às instituições na Guiné-Bissau tivesse sido imediatamente assumida por Portugal, pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental e pela CPLP e que o ataque armado não tivesse tido sucesso.

Eu sou ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. As questões internas da Guiné-Bissau não são as minhas questões. Não tenho nenhuma espécie de autoridade para me pronunciar. Tenho um partido em Portugal e não na Guiné-Bissau. A consolidação institucional de que falo é a da Presidência da Guiné-Bissau, do Parlamento, da Assembleia, do Governo, do sistema de Justiça, do sistema de média que é tão importante numa democracia. É muito importante que essas instituições que em situações anteriores já foram relativamente frágeis se vão consolidando. São essas instituições que permitem que a normal divergência de interesses, de debate e confrontação de propostas diferentes possa fazer-se em paz.

Tem indicação de que este incidente esteja sanado?

Tanto quanto sei decorrem inquéritos para tentar apurar factos e realidades e esperemos que se façam de acordo com a lei e também com o espírito de tolerância e até magnanimidade que são bons elementos nestas circunstâncias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+