Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucranianos em Portugal "aterrorizados". "Estamos prontos a ir buscar os nossos familiares"

14 fev, 2022 - 19:20 • Teresa Almeida com Redação

Os ucranianos a viver em Portugal estão "prontos a ir buscar os seus familiares" e estão "preparados para ir defender a pátria".

A+ / A-

O presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, diz que os os cerca de 50 mil cidadãos a residir no nosso país estão "aterrorizados" com a escalada de tensões com a Rússia.

"A qualquer minuto, a minha cidade, onde vive a minha família, pode ser bombardeada", desabafa, à Renascença.

Segundo o presidente da associação, os ucranianos a viver em Portugal estão "prontos a ir buscar os seus familiares" e estão "preparados para ir defender a pátria".

Pavlo Sadokha indica ainda que a associação tem estado em contacto com a Cáritas e a Cruz Vermelha na Ucrânia.

"É possível atravessar fronteiras e quando há um ataque é uma situação confusa, por isso contactamos estas organizações para nos ajudar", explica.

O representante da Santa Sé na Ucrânia afirmou que as pessoas estão "muito preocupadas e tensas" com a atual situação na fronteira com a Rússia.

Para este responsável católico, "é evidente que os políticos muitas vezes não encontram ferramentas adequadas para superar os conflitos" por causa dos interesses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+