Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia diz que inclusão na NATO é "garantia de segurança"

14 fev, 2022 - 16:15 • Lusa

"É na Ucrânia que hoje se decide a futura arquitetura da segurança europeia", afirma o Presidente Volodymyr Zelenski.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, considerou esta segunda-feira que a inclusão do seu país na NATO "garantiria a segurança" de Kiev, após manter conversações com o chanceler alemão Olaf Scholz.

"Entendemos que uma inclusão na NATO garantiria a nossa segurança e a nossa soberania territorial", declarou Zelenski em conferência de imprensa na capital ucraniana, em referência a um pedido que tem sido repetido pelas autoridades ucranianas por recearem uma alegada invasão militar da Rússia, que o Kremlin tem vindo a desmentir.

"É na Ucrânia que hoje se decide a futura arquitetura da segurança europeia, da qual o nosso país é parte integral", disse Zelenski, que também pediu "garantias legais" que protejam o país.

Agrava-se a tensão na fronteira da Ucrânia. Imagens de satélite mostram avanço de tropas russas
Agrava-se a tensão na fronteira da Ucrânia. Imagens de satélite mostram avanço de tropas russas

Volodymyr Zelenski acrescentou ainda que abordou com Scholz a necessidade de "estabelecer garantias específicas" para proteger a Ucrânia.

O chefe de Estado ucraniano classificou como uma "arma geopolítica" o gasoduto Nord Stream II, contestado por Kiev e Washington, destinado a duplicar o envio de gás russo em direção à Alemanha evitando território ucraniano - mas ainda sem o acordo de Berlim e da Comissão Europeia para funcionar.

Por sua vez, o chanceler alemão exortou a Rússia a aceitar as "ofertas de diálogo" destinadas a garantir uma desescalada da crise ucraniana.

"As atividades miliares da Rússia na fronteira ucraniana não são compreensíveis. Não existem motivos razoáveis para semelhante deslocamento de forças militares. E pedimos à Rússia para aceitar as ofertas de diálogo existentes", indicou na conferência de imprensa conjunta, e na véspera da sua deslocação a Moscovo.

As declarações de Volodymyr Zelenski são conhecidas depois do embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko, ter afirma que a Ucrânia pode abandonar a sua intenção de ingressar na NATO para evitar um confronto militar com a Rússia para evitar um confronto militar com a Rússia.

Em declaração à BBC, o embaixador indicou que o seu país seria "flexível" quanto ao seu objetivo de ingressar na Aliança Atlântica, sublinhando que a Ucrânia é um país "responsável", após o Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçar entrar num conflito armado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    14 fev, 2022 Lisboa 17:19
    A Rússia não quer a Nato colada à sua fronteira. Que Coincidência: a Nato também não quer a Rússia como vizinha. Como o planeta não estica, das duas uma: ou se cria, por negociações, uma espécie de "paralelo 38" agora em redor da Rússia, ou então, doa a quem doer, tem de se respeitar a vontade de cada País soberano. E neste último caso, se a Ucrânia quer aderir à Nato e verifica todas as condições, caro Putin, meta a viola no saco e prepare-se para ter a Nato à porta. Quanto ao gás natural e ao gasoduto, o Ocidente que invista no Porto de Sines, duplicando ou triplicando a sua capacidade de armazenamento, e construindo ferrovias que transportem o gás liquefeito para os gasodutos por onde pode circular para abastecer a UE. E mais uma vez a Rússia fica a ver navios e terá de arranjar outra coisa para fazer chantagem.

Destaques V+