Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

tensão ucrânia/rússia

Portugal tem mil militares em prontidão e à disposição da NATO

14 fev, 2022 - 12:17

Forças Armadas portuguesas participam em exercícios da NATO na Roménia.

A+ / A-

Portugal pode utilizar até 1.049 militares na força de reacção rápida da NATO, caso a Aliança Atlântica precise de todos os meios atribuidos por Portugal à "task force" de grande prontidão da NATO.

Trata-se de uma força conjunta multinacional com uma prontidão até sete dias, capaz de assegurar uma resposta militar rápida a uma crise emergente.

Em resposta à Renascença, o Ministério da Defesa diz que a NATO pode activar estes meios de forma parcial ou total, em função do tipo de missões.

O contingente português definido em 2022 para esta força de elevada prontidão inclui ainda um navio, sete aeronaves e 162 viaturas tácticas.

As Forças Armadas portuguesas têm estado em exercicios da NATO, na Roménia. Em 2021, uma companhia de atiradores mecanizada com 99 militares esteve durante três meses naquele país no último trimestre do ano.

O Ministrério da Defesa diz que também para este ano está previsto um novo envio de uma Companhia de Atiradores.

Entretanto, os países do G7 vêm com preocupação o aumento de militares russos junto à fronteira ucraniana e alertam que estão preparados para lançar um pacote de sanções económicas, caso Moscovo decida invadir o país vizinho.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, os ministros das finanças dos sete paíes mais ricos do mundo sublinham que, para já, a prioridade passa por apoiar os esfoçros para atenuar a crescente tensão naquele território. No entanto, avisam a Russia para as consequências económicas e financeiras caso Moscovo intensifique a ação militar junto ás fronteiras da Ucrânia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    14 fev, 2022 PORTUGAL 17:43
    Enviem também o AUTOPLOCAMADO Oficial do Exército, médico e presidente de Clube de Futebol. Ainda está com capacidade para ser MOBILIZADO.

Destaques V+