Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Espaço aéreo ainda aberto mas com menos cobertura das seguradoras

13 fev, 2022 - 14:02 • Lusa

Um avião com destino a Kiev foi obrigado a aterrar na Moldávia. Numa altura em que cresce a tensão na região, algumas seguradoras internacionais decidiram deixar de cobrir as companhias aéreas que sobrevoem a Ucrânia.

A+ / A-

O Governo ucraniano assumiu neste domingo que o espaço aéreo do país permanece aberto, depois de um voo com destino a Kiev ter aterrado na Moldávia, porque o proprietário do avião recusou sobrevoar a Ucrânia, devido a ameaça russa.

“O espaço aéreo sobre a Ucrânia permanece aberto. O Estado está a trabalhar para prevenir riscos para os transportes aéreos”, afirma o Ministério das Infraestruturas da Ucrânia numa mensagem publicada na sua página oficial da rede social Facebook.

O ministério realça que “a informação sobre o encerramento do espaço aéreo da Ucrânia não é verdadeira” já que “o encerramento do espaço aéreo é um direito soberano da Ucrânia e não foi tomada nenhuma decisão”.


A companhia aérea ucraniana SkyUp informou, neste domingo, que um voo com origem na Madeira e destino a Kiev teve de aterrar em Chisinau, capital da Moldávia, porque a empresa irlandesa, proprietária do avião, anunciou a proibição de sobrevoar o espaço aéreo da Ucrânia.

Segundo um comunicado da SkyUp, na sua página oficial da internet, “o proprietário [do avião], residente na Irlanda, informou a companhia aérea sobre a proibição imediata da entrada da aeronave UR-SQO no espaço aéreo da Ucrânia”.

Seguradoras retiram cobertura

De acordo com a comunicação social ucraniana, algumas das mais importantes seguradoras internacionais deixaram de cobrir as companhias aéreas que sobrevoam a Ucrânia a partir de segunda-feira, devido à ameaça de um ataque russo.

As maiores seguradoras britânicas – que, por sua vez, reasseguram outras seguradoras – enviaram uma carta oficial a todos os arrendadores de aeronaves avisando que a cobertura dos seguros na Ucrânia, e para os aviões que sobrevoam o país, deixará de funcionar no prazo de 48 horas.

Também o jornal holandês “De Telegrafa”, escreve que a companhia aérea holandesa KLM anunciou que vai deixar de operar voos para a Ucrânia, "como medida preventiva contra a ameaça de guerra no país”.

Ucrânia quer apoiar companhias aéreas

Segundo o Ministério ucraniano das Infraestruturas, a maioria das companhias aéreas continua a operar sem restrições e, atualmente, há 29 companhias estrangeiras a operar voos a partir de 34 países para a Ucrânia.

Ainda neste domingo, esclarece a mesma fonte, realizou-se uma reunião com membros do gabinete do Presidente da Ucrânia, do Serviço Estatal de Aviação da Ucrânia, UkSATSE, do Aeroporto Internacional de Borispol e das companhias aéreas ucranianas, sobre a situação do mercado do transporte aéreo.

“Como resultado da reunião, foi elaborada uma solução para evitar um maior agravamento da situação”, escreve o Ministério das Infraestruturas que admitiu que, algumas companhias, “têm dificuldades com as flutuações nos mercados dos seguros”.

Neste sentido, escreve que “o Estado ucraniano está pronto para apoiar as companhias aéreas e planeia proporcionar garantias financeiras adicionais para apoiar o mercado aéreo” ucraniano.

“Atualmente, estamos a consultar os parceiros internacionais e estamos a preparar as decisões governamentais mais importantes”, assume o ministério.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+