Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mediterrâneo. Mais de 220 migrantes resgatados em dois dias

13 fev, 2022 - 15:10 • Lusa

Só nesta manhã foram resgatadas 48 pessoas, 22 das quais seguiam num barco de madeira “em risco muito elevado” de naufragar. Seguiam seis menores a bordo.

A+ / A-

Mais de 220 imigrantes, entre quais muitos menores, foram resgatados nos últimos dois dias no Mediterrâneo pelo navio da organização SOS Méditerranée, indicou aquela organização não-governamental (ONG) neste domingo.

Segundo esta ONG, os 228 imigrantes foram resgatados em quatro operações realizadas nos últimos dois dias.

A organização avança que, neste domingo de manhã, intercetou um barco de madeira com 22 pessoas, incluindo seis menores, “em risco muito elevado” de naufragar na zona de busca e salvamento de Malta e, pouco tempo depois, voltou a salvar 25 imigrantes que viajavam numa outra embarcação na mesma zona.

Na noite de sábado, o navio da organização SOS Méditerranée resgatou 88 imigrantes, 27 dos quais menores e um recém-nascido, que estavam a bordo de um barco de madeira na área de busca e salvamento sob jurisdição da Líbia.

De acordo com a ONG, o alarme foi lançado pelo "Alarm Phone", um serviço telefónico para imigrantes, que alerta sobre possíveis naufrágios (+334 86 51 71 61). E quando o navio da SOS Méditerranée chegou ao local já tinham sido emitidos dois pedidos de socorro por uma aeronave de vigilância europeia.

No sábado, o navio desta ONG salvou também do Mediterrâneo 93 imigrantes, 16 dos quais menores que não estavam acompanhados por adultos.

Os 228 imigrantes resgatados por esta ONG foram acolhidos pelas equipas da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).

Há mais pessoas a querer chegar à Europa

O fluxo migratório do Norte de África para o Sul da Europa, especificamente para as costas de Itália e Malta, está a aumentar.

Dados do Ministério do Interior de Itália indicam que, entre 1 de janeiro e 11 de fevereiro, 3.155 imigrantes desembarcaram na Itália, mais mil do que no mesmo período do ano passado.

Também no sábado, 94 imigrantes foram resgatados perto da costa de Lampedusa, a ilha mais meridional de Itália, por agentes da Guarda Costeira.

Em Espanha, na Gran Canaria, foram resgatados, neste domingo de madrugada, 41 imigrantes que estavam a bordo de um pequeno barco, informou a Cruz Vermelha.

Segundo a Cruz Vermelha, os imigrantes foram resgatados pelo pessoal do Resgate Marítimo e voluntários desta organização humanitária deslocaram-se ao cais onde desembarcaram os imigrantes para oferecer comida e roupa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+