Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

"Comboio da Liberdade". Manifestantes franceses seguem para Bruxelas

13 fev, 2022 - 11:12 • Lusa

O objetivo é passarem a noite em Lille, junto à fronteira, antes de se dirigirem até à capital belga. No sábado, 100 manifestantes foram detidos pelas autoridades francesas.

A+ / A-

Muitos dos participantes na manifestação “Comboio da liberdade” de sábado, em Paris, em protesto contra as restrições e a obrigatoriedade das vacinas contra a Covid-19, dirigem-se neste domingo para Bruxelas, onde esperam participar, na segunda-feira, numa grande manifestação europeia.

Depois de terem perturbado o trânsito em alguns pontos da capital francesa, mas sem o conseguirem bloquear como pretendiam, muitos dos automobilistas, provenientes de diversos pontos do país dirigem-se agora para Norte.

O objetivo, segundo a agência de notícias EFE, é passarem a noite em Lille, junto à fronteira com a Bélgica, antes de se dirigirem até à capital do país e sede da União Europeia, Bruxelas.

É a forma de os manifestantes manterem o protesto contra as medidas adotadas para enfrentar a pandemia, em particular a obrigação do certificado de vacinação, obrigatório para aceder à maior parte dos lugares públicos em França.

A manifestação de sábado conseguiu ultrapassar as barreiras policiais e aceder aos emblemáticos Campos Elísios que, durante uma hora, estiveram fechados ao trânsito.

A dura intervenção policial, que mobilizou 7.200 agentes, acabou por dispersar os manifestantes sem que se registassem incidentes significativos.

Meio milhar de pessoas foram multadas por participarem em manifestações proibidas e 100 foram presas, das quais 81 ainda estão nas esquadras, informou a autoridade de segurança.

A direção da polícia, que tinha proibido as manifestações no sábado garantiu que mantém o dispositivo policial durante o dia de domingo para o caso de voltarem a tentar bloquear os acessos à cidade de Paris.

Paris. Polícia dispara gás lacrimogéneo contra “Comboio da Liberdade”
Paris. Polícia dispara gás lacrimogéneo contra “Comboio da Liberdade”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+