Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

UE e EUA preparam pacote de sanções "sólido e abrangente" contra Rússia

12 fev, 2022 - 11:05 • Lusa

A tensão aumenta e os cidadãos ocidentais têm estado a ser aconselhados a sair. Desta vez foi a Bélgica a avisar que, “se a situação piorar, não pode ser garantida uma evacuação da Ucrânia”.

A+ / A-

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos estão a coordenar os preparativos para um pacote de sanções “sólido e abrangente” que será aplicado rapidamente se a Rússia atacar a Ucrânia, anunciou a Comissão Europeia neste sábado.

A questão foi discutida na sexta-feira à noite, numa conversa entre o chefe de gabinete da presidente da Comissão Europeia, Bjoern Seibert, e a secretária de Estado Adjunta norte-americana, Wendy Sherman.

Os dois debateram a situação na Ucrânia e a presença militar russa, segundo uma declaração da Comissão Europeia.

Seibert e Sherman “reafirmaram a importância da soberania territorial, a preservação das fronteiras existentes e a independência política da Ucrânia”, disse a Comissão Europeia.

Discutiram em particular “as medidas tomadas pela UE e pelos EUA para encorajar a Rússia a dar prioridade à descalada, escolher a via da diplomacia e abster-se de todas as hostilidades”.


Seibert e Sherman reiteraram que “qualquer nova agressão russa contra a Ucrânia” terá consequências e custos pesados para a Rússia, segundo a declaração divulgada em Bruxelas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reafirmou na sexta-feira que todas as opções estão em cima da mesa no caso de a Rússia atacar militarmente a Ucrânia.

Von der Leyen informou os líderes e aliados europeus sobre as sanções que o bloco da UE está a preparar para tal cenário durante uma videoconferência organizada pelo Presidente norte-americano, Joe Biden.

A Ucrânia e os seus aliados ocidentais acusam a Rússia de ter concentrado dezenas de milhares de tropas na fronteira ucraniana para invadir novamente o país, depois de lhe ter anexado a península da Crimeia em 2014.

A Rússia nega qualquer intenção bélica, mas condiciona o desanuviamento da crise a exigências que diz serem necessárias para garantir a sua segurança, incluindo garantias de que a Ucrânia nunca fará parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês).

Na sexta-feira, os Estados Unidos pediram aos norte-americanos que se encontram na Ucrânia para abandonarem o país por acreditarem que uma invasão russa poderá acontecer a qualquer momento.

Biden vai falar neste sábado, por telefone, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, em mais um esforço para tentar evitar um conflito armado.

Também o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, anunciou hoje que conversará sobre a crise com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, nas próximas horas.

Belgas aconselhados a sair da Ucrânia

A Bélgica aconselha os seus cidadãos a deixar a Ucrânia e a não viajar para o país, anunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros belga neste sábado.

"É fortemente aconselhado que os nacionais que estão atualmente na Ucrânia e cuja presença não é absolutamente necessária abandonem o país", disse o ministério no seu website.

"Todas as viagens para todo o território da Ucrânia são fortemente desencorajadas", acrescenta a recomendação.

O ministério recomenda aos seus cidadãos que não podem sair do país que se registem no website Travellers Online, para o qual fornece um link, para aconselhamento.

"Se a situação piorar, não pode ser garantida uma evacuação da Ucrânia. É portanto aconselhável deixar o país enquanto ainda é possível", adverte o Governo belga.

"A situação é extremamente imprevisível. No caso de uma deterioração repentina, os meios de comunicação na Ucrânia, tais como a Internet e o tráfego telefónico, podem ser gravemente perturbados. Isto poderia ter graves consequências para o funcionamento dos aeroportos e dificultar as viagens aéreas de, para e dentro da Ucrânia", disseram as autoridades belgas.

Poderá deflagrar uma guerra na Ucrânia "a qualquer momento", avisou Washington na sexta-feira, apelando aos seus cidadãos para deixarem o país. Vários países da UE, incluindo a Estónia e a Lituânia, também deram instruções aos seus cidadãos para deixarem a Ucrânia.

As instituições da União Europeia recomendaram ao seu pessoal não essencial na representação em Kiev que deixasse a Ucrânia e optassem pelo teletrabalho do estrangeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+