Tempo
|
A+ / A-

​Macron recusou fazer teste Covid na Rússia para evitar roubo de ADN

11 fev, 2022 - 12:28 • Cristina Nascimento com agências

À falta de teste, o presidente francês e russo mantiveram distância física de seis metros, para evitar eventuais contágios.

A+ / A-

O presidente francês Emmanuel Macron recusou um pedido do Kremlin para fazer um teste Covid quando poder encontrar-se com o seu homólogo russo para evitar um eventual roubo de ADN.

A informação é avançada pela agência Reuters que cita duas fontes da comitiva francesa.

À falta da realização do teste, o chefe de Estado francês foi mantido à distância do líder russo durante as longas conversas sobre a crise na Ucrânia em Moscou, como foi visível no registo fotográfico em que os dois líderes estavam sentados em extremidades opostas de uma mesa bastante comprida.

Segundo a Reuters, duas fontes que têm conhecimento do protocolo de saúde do presidente francês explicaram que Macron teve de escolher entre aceitar fazer um teste de PCR feito pelas autoridades russas e ter permissão para se aproximar de Putin ou recusar e ter que cumprir normas sociais mais rigorosas, ou seja, seis metros de distância.

"Sabíamos muito bem que isso significava não existir um aperto de mão e uma mesa longa, mas não podíamos aceitar que tivessem acesso ao ADN do presidente", disse uma das fontes.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Macron recusou o teste e disse que a Rússia aceitou tranquilamente a opção do presidente francês.

Uma segunda fonte da comitiva francesa esclareceu que Macron fez um teste PCR antes da partida para a Rússia e um teste antigénio feito pelo médico pessoal do presidente francês, já em solo russo.

A mesma fonte adianta que foram informados que “Putin precisava de ser mantido numa bolha de saúde estrita".

O encontro entre os líderes aconteceu na passada segunda-feira, dia 7 de fevereiro, e teve como principal foco o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e as garantias de segurança para o Ocidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • corassaocosmico sss
    11 fev, 2022 lisboa 16:49
    curioso , depois obrigam o povo no seu pais a fazer teste

Destaques V+