Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia acusa Rússia de bloquear o acesso ao mar

10 fev, 2022 - 23:46 • Redação

A+ / A-

A Ucrânia acusou a Rússia de lhe bloquear o acesso ao mar, enquanto Moscovo se prepara para realizar exercícios navais na próxima semana no meio de uma crescente tensão na região.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que o Mar de Azov foi completamente bloqueado e o Mar Negro quase totalmente isolado pelas forças russas.

A Rússia negou repetidamente quaisquer planos de invadir a Ucrânia, apesar de ter juntado mais de 100.000 soldados na fronteira.

No entanto, começou exercícios militares repetidos com a vizinha Bielorrússia que é um aliado próximo da Rússia e tem uma longa fronteira com a Ucrânia.

A França chamou os exercícios - que se acredita serem o maior deslocamento da Rússia para a Bielorrússia desde a Guerra Fria - de "gesto violento". A Ucrânia diz que eles representam "pressão psicológica".

Os EUA pediram na quinta-feira que os americanos na Ucrânia deixem imediatamente o país devido ao "aumento das ameaças de uma ação militar russa".

"Quem está na Ucrânia deve partir agora", disse o departamento de Estado em comunicado.

Enquanto isso, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a Europa enfrenta a maior crise de segurança em décadas.

Os exercícios navais da Rússia ocorrerão na próxima semana nos dois mares ao sul da Ucrânia, o Mar Negro e o Mar de Azov. A Rússia emitiu alertas costeiros avisando a realização de exercícios de disparo de mísseis e artilharia.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse que a "área sem precedentes onde as manobras serão conduzidas torna a navegação em ambos os mares praticamente impossível", e o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, escreveu que as águas internacionais dos dois mares foram bloqueadas pela Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+