Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NATO. Crise entre Rússia e Ucrânia é “momento perigoso” para a Europa

10 fev, 2022 - 13:34 • Redação

Reunidos esta quinta-feira, o secretário-geral da NATO e o primeiro-ministro britânico, pedem uma saída diplomática para a crise e asseguram que NATO está preparada “para o pior”.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO e o chefe do Governo britânico, reunidos esta quinta-feira, afirmaram que a crise Rússia e Ucrânia é “um momento perigoso” para a Europa.

“Este é um momento perigoso para a segurança europeia. O número de forças russas está a aumentar. O tempo de alerta para um possível ataque está a diminuir”, avisou Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, numa conferência de imprensa conjunta com Boris Johnson.

Depois de um encontro de trabalho, em Bruxelas, o chefe da Aliança Atlântica afirmou, numa conferencia de imprensa, que a NATO tem de estar preparada.

“A NATO não é uma ameaça para a Rússia, mas temos que estar preparados para o pior ao mesmo tempo que estamos fortemente comprometidos em encontrar uma solução política”, afirmou.

Já o primeiro-ministro britânico sublinhou, neste encontro, que os próximos dias, podem ser o momento mais perigoso na crise entre a Rússia e a Ucrânia, isto numa altura em que Moscovo realiza manobras na Bielorrússia.

“Vemos um grande número de batalhões junto às fronteiras com a Ucrânia e este deve ser provavelmente o momento mais perigoso nos próximos dias, naquela que é a maior crise de segurança que a Europa já enfrentou nas últimas décadas”, alertou.

O chefe do Governo britânico mostrou-se preocupado com o facto de poder eclodir uma guerra nesta altura, o que seria um desastre absoluto.

“Honestamente, penso que ainda não foi tomada qualquer decisão por Moscovo, o que não que dizer que não seja impossível que algo completamente desastroso possa vir a acontecer muito brevemente”, sublinhou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+