Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Portugal acorda resposta conjunta a pedido de esclarecimento da Rússia

09 fev, 2022 - 23:19 • Lusa

Falando à margem de uma reunião conjunta de ministros dos Negócios Estrangeiros e da Saúde da União Europeia (UE) em Lyon, França, Augusto Santos Silva afirmou que "haverá uma resposta da União Europeia, na qual todos os 27 Estados-membros se reveem e haverá uma resposta da NATO, na qual todos 30 aliados se reveem".

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou esta quarta-feira que foi concertada uma resposta conjunta à carta da Rússia pedindo aos Estados-membros da NATO e da OSCE que se pronunciem individualmente sobre a crise na Ucrânia.

A observação do governante português acontece depois da União Europeia ter convidado hoje a Rússia para discussões acerca da segurança europeia em sede da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reclamando simultaneamente o fim da escalada de tensão com a Ucrânia.

"Tivemos de concertar posições entre nós, discutir entre nós, e decidimos que, visto que fazemos parte de uma mesma entidade política - União Europeia - e aqueles que fazem parte, como Portugal, de uma mesma aliança político-militar, da NATO, que a resposta devia ser conjunta", disse o ministro Augusto Santos Silva em declarações à agência Lusa.

Falando à margem de uma reunião conjunta de ministros dos Negócios Estrangeiros e da Saúde da União Europeia (UE) em Lyon, França, o ministro afirmou que "haverá uma resposta da União Europeia, na qual todos os 27 Estados-membros se reveem e haverá uma resposta da NATO, na qual todos 30 aliados se reveem".

A 3 de fevereiro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros dizia que estava a analisar e ia responder à carta enviada pela Rússia aos Estados-membros da NATO e da OSCE em que pede que se pronunciem individualmente sobre a crise na Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, enviou cartas aos Estados-membros da NATO e da OSCE a pedir que divulguem o que pensam sobre a crise na Ucrânia, independentemente da posição das duas organizações.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+