Tempo
|
A+ / A-

Guterres acredita que pandemia pode acabar já este ano

09 fev, 2022 - 19:43 • Lusa

Para o secretário-geral da ONU, “a desigualdade na distribuição de vacinas” continua a ser “a maior falha moral dos nossos tempos”.

A+ / A-

Veja também:


O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu hoje que o mundo tem os recursos necessários para acabar com a pandemia de covid-19 ainda este ano, embora para isso seja necessário ajudar os países menos desenvolvidos.

"Podemos acabar com a pandemia em 2022. Estamos no melhor caminho para o conseguir. Mas só o conseguiremos juntos", disse Guterres, durante um evento organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para angariar fundos para ajudar na luta contra a covid-19.

Guterres disse que a pandemia entrou no seu terceiro ano sem que ainda tenham sido alcançados "objetivos cruciais", como a vacinação generalizada da população mundial, o aumento de testes ou a disponibilização de todos os tratamentos capazes de salvar vidas.

"A desigualdade na distribuição de vacinas é a maior falha moral dos nossos tempos, e os países e as suas populações estão a pagar por isso", argumentou Guterres, que admitiu, no entanto, que a distribuição de doses das vacinas em países com menos recursos " está a aumentar exponencialmente".

"Podemos trazer a economia de volta para o normal e atingir as metas de desenvolvimento sustentável, mas precisamos de agir agora", defendeu o secretário-geral da ONU.

Na iniciativa de hoje, a OMS pediu aos países desenvolvidos que contribuíssem com mais 23 mil milhões de dólares (cerca de 20 mil milhões de euros) para a luta global contra a pandemia.

Deste total, 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) destinam-se ao ACT Accelerator -- um programa internacional de produção de testes, medicamentos e vacinas - e o restante servirá para outros instrumentos de combate ao novo coronavírus.

Com o dinheiro solicitado, o ACT Accelerator planeia comprar 600 milhões de vacinas, 700 milhões de testes de diagnósticos, tratar 120 milhões de doentes e fornecer equipamentos de proteção para 1,7 milhões de profissionais de saúde, especialmente em países com redes de saúde mais frágeis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+