Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia acredita em hipótese de "solução diplomática" na crise com a Rússia

06 fev, 2022 - 14:25 • Lusa

"As hipóteses de encontrar uma solução diplomática são consideravelmente maiores do que a ameaça de uma nova escalada", diz presidência ucraniana.

A+ / A-

A presidência ucraniana afirmou hoje que as hipóteses de encontrar uma "solução diplomática" para a crise com a Rússia são "consideravelmente maiores" do que as hipóteses de uma "escalada" militar.

"As hipóteses de encontrar uma solução diplomática são consideravelmente maiores do que a ameaça de uma nova escalada", disse, citado pela AFP, o conselheiro do chefe da administração presidencial da Ucrânia Mykhailo Podoliak, numa declaração depois de os serviços secretos norte-americanos terem avisado que Moscovo tinha intensificado preparativos para uma invasão em larga escala da Ucrânia.

A Rússia tem em curso diversos exercícios militares em várias regiões, incluindo a 150 milhas (cerca de 240 quilómetros) a sudoeste da Irlanda, um país com um acordo de parceria com a NATO.

Estes exercícios realizam-se num momento de elevada tensão entre os países ocidentais e a Rússia devido à presença de dezenas de milhares de tropas russas perto das fronteiras da Ucrânia.

O Ocidente acusa a Rússia de pretender invadir de novo a Ucrânia, depois de lhe ter anexado a península da Crimeia, em 2014, mas Moscovo nega qualquer intenção bélica.

As autoridades russas condicionam a resolução da crise a exigências que dizem ser necessárias para garantir a sua segurança.

Essas exigências incluem uma garantia de que a Ucrânia não será um Estado-membro da NATO e que a Aliança retirará as suas tropas na Europa de Leste para posições anteriores a 1997.

Os Estados Unidos rejeitaram as exigências russas, mas deixaram a porta aberta para conversações sobre outras questões de segurança, como o destacamento de mísseis ou a limitação recíproca de exercícios militares.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+