Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Johnson e Macron consideram prioritária uma solução diplomática na Ucrânia

05 fev, 2022 - 15:32 • Lusa

Os dois líderes defendem que a NATO deve "manter-se unida face a uma agressão russa" e concordam em continuar a trabalhar para desenvolver um pacote de sanções a aplicar caso a Rússia invada a Ucrânia.

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, concordaram este sábado que "a prioridade deve continuar a ser" "uma solução diplomática para as tensões" geradas por uma possível invasão russa da Ucrânia.

Um porta-voz do Governo de Londres informou que os dois líderes conversaram esta manhã sobre as últimas medidas que tomaram para lidar com a situação na Europa Oriental, incluindo a viagem de Johnson a Kiev, na terça-feira.

O chefe do executivo britânico e o Presidente francês afirmaram que a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, do inglês North Atlantic Treaty Organization], à qual pertencem os respetivos países, deve "manter-se unida face a uma agressão russa" e concordaram em continuar a trabalhar para desenvolver um pacote de sanções a aplicar caso a Rússia invada a Ucrânia.

Num outro momento da conversa, os dois líderes prometeram continuar a colaborar "no desafio comum da imigração ilegal através do Canal da Mancha" e para deter os traficantes de seres humanos.

Um esquadrão de caças russos Su-25CM aterrou hoje na Bielorrússia, onde participará nas manobras militares conjuntas “Determinação Aliada-2022”, que despertaram suspeitas da NATO no contexto da atual tensão militar com a Ucrânia.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, denunciou na quinta-feira que a Rússia intensificou a tensão ao enviar 5.000 soldados russos para a fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia e que planeia aumentar esse número para 30.000.

Os EUA anunciaram na quarta-feira o envio de 3.000 soldados para países aliados da Europa Oriental, que fazem fronteira com a Ucrânia, embora tenham esclarecido que já não consideram a invasão russa "iminente".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+