Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria. Líder do Estado Islâmico morto pelas forças especiais americanas

03 fev, 2022 - 14:03 • Ricardo Vieira, com agências

Al-Qurayshi morreu numa operação realizada no noroeste da Síria.

A+ / A-
Imagens da operação contraterrorista na aldeia de Atma. na Síria. Fotos: Yahya Nemah/EPA (clique na seta para ver a fotogaleria)
Imagens da operação contraterrorista na aldeia de Atma. na Síria. Fotos: Yahya Nemah/EPA (clique na seta para ver a fotogaleria)

O líder do grupo terrorista Estado Islâmico, na Síria, foi morto por forças especiais dos Estados Unidos, revelou esta quinta-feira o Presidente Joe Biden.

Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi morreu durante uma operação noturna, no noroeste da Síria, anunciou o Presidente norte-americano.

“Por minha ordem, na última noite forças militares norte-americanas realizaram uma operação contraterrorista”, disse Joe Biden, em comunicado.

“Graças à coragem das nossas Forças Armadas, removemos do campo de batalha

Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi - líder do ISIS", referiu o chefe de Estado.

Todos os soldados norte-americanos regressaram em segurança da operação contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

A operação terá tido como alvo um conjunto de habitações, no noroeste da Síria, junto à fronteira com a Turquia.

Al-Qurayshi, quando se viu cercado pelas forças especiais, fez explodir um engenho explosivo, provocando a sua morte e vários civis, avança fonte oficial norte-americana à estação NBC News.

Entre as vítimas estão membros da família do líder terrorista, entre as quais várias crianças.

De acordo com os Capacetes Brancos, organização de apoio a situações de emergência da Síria, morreram 13 pessoas no raide, incluindo seis crianças e quatro mulheres.

Al-Qurayshi era líder do Daesh na Síria desde outubro de 2019, sucedendo a Abu Bakr al-Baghdadi, que também foi morto pelos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+