Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tensão na Ucrânia

​China ao lado da Rússia contra expansão da NATO

04 fev, 2022 - 15:50 • Ricardo Vieira, com agências

A posição conjunta foi anunciada esta sexta-feira após uma cimeira, em Pequim, entre os presidentes Xi Jinping e Vladimir Putin.

A+ / A-
Foto: Alexei Druzhinin/EPA
Foto: Alexei Druzhinin/EPA

A China colocou-se ao lado da Rússia contra a expansão da NATO no Leste da Europa, numa altura em que a tensão entre a Ucrânia e Moscovo está em níveis alarmantes.

A posição conjunta foi anunciada esta sexta-feira após uma cimeira, em Pequim, entre os presidentes Xi Jinping e Vladimir Putin.

O encontro decorreu num ambiente “muito caloroso”, segundo o Kremlin, por ocasião do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, que este ano são organizados pela China.

“A amizade entre a Rússia e a China não tem limites, não existem áreas proibidas de cooperação”, refere uma declaração conjunta da cimeira entre os dois líderes.

Além da questão na Ucrânia, as duas potências mostram-se “muito preocupadas” com o pacto “Aukus”, para a compra de submarinos nucleares, assinado o ano passado entre Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

No comunicado conjunto após a cimeira entre Xi Jinping e Vladimir Putin, a Rússia manifesta o seu apoio à política de uma “Grande China”, segundo a qual Taiwan, que se considera um Estado independente, faz parte da China.

Xi Jinping e Vladimir Putin almoçaram juntos, conversaram e depois foram assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+