Tempo
|
A+ / A-

Myanmar. Pelo menos 1.500 mortos desde o golpe de Estado

01 fev, 2022 - 04:21 • Lusa

O número é avançado pela Association for the Assistance of Political Prisoners, uma ONG. Haverá ainda mais de 11.800 detidos.

A+ / A-

Pelo menos 1.503 pessoas morreram em Myanmar em resultado da repressão brutal das autoridades birmanesas na sequência do golpe de estado militar que faz esta terça-feira um ano, de acordo com dados de uma Organização não Governamental (ONG) birmanesa.

A revolta, que teve lugar a 01 de Fevereiro de 2021, mergulhou o país numa profunda crise política, social e económica, e abriu uma espiral de violência com novas milícias civis.

A Association for the Assistance of Political Prisoners (AAPP) em Myanmar, que está a tentar verificar as mortes e os detidos no país, relatou no final da segunda-feira quatro novas mortes, incluindo dois menores, no estado de Kayah oriental.

De acordo com a organização, estas últimas fatalidades, mostrando sinais de tortura, foram encontradas após uma série de rusgas pelos militares a aldeias da região.

Com estas quatro mortes, o número de mortos ultrapassou a marca dos 1.500, embora a AAPP avise na sua declaração que "o número real de mortos é provavelmente muito mais elevado".

AAPP também conta 11.838 detidos desde o golpe, dos quais 8.835 ainda estão presos e 661 foram condenados a penas de prisão por um tribunal, incluindo a líder deposta Aung San Suu Kyi.

A magistratura birmanesa condenou também 45 pessoas à morte, incluindo dois menores, embora nenhuma tenha ainda sido executada.

O exército justifica o golpe com uma alegada fraude durante as eleições gerais de novembro de 2020, cujo resultado foi anulado e no qual o partido de Suu Kyi venceu, como o fez em 2015, com o aval de observadores internacionais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+