Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 300 surtos

Gripe aviária. França abateu perto de três milhões de aves de capoeira

01 fev, 2022 - 23:15 • Lusa

França tem 328 surtos em explorações agrícolas. Governo francês decidiu aumentar maciçamente os abates preventivos.

A+ / A-

Quase três milhões de aves de capoeira foram abatidas em França para combater a gripe aviária, desde que os primeiros casos foram detetados nas explorações agrícolas, no final de novembro, anunciou esta terça-feira o Ministério da Agricultura francês.

Segundo o ministério, a França tem 328 surtos em explorações agrícolas, incluindo 218 na região das Landes (sudoeste), no coração do país do foie gras, onde foram organizados abates maciços.

Este é o quarto episódio da gripe aviária a afetar a França - e particularmente o sudoeste - desde 2015. O último, no inverno passado, levou ao abate de mais de 3,5 milhões de aves de capoeira, principalmente patos.

Os vizinhos europeus não foram poupados, em particular a Itália, onde 18 milhões de aves foram abatidas desde outubro.

Face à súbita aceleração da epizootia em janeiro no sudoeste da França, o governo francês decidiu, a 20 de janeiro, aumentar maciçamente os abates preventivos nesta região, para que o vírus deixasse de encontrar um meio de propagação.

Estas crises repetidas geram custos consideráveis para os profissionais (paragens de produção, encerramento dos mercados de exportação) e para o Estado (compensação pelos animais abatidos e as perdas económicas resultantes).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+