Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Partygate". Inquérito aponta falhas de liderança no caso das festas com Boris Johnson

31 jan, 2022 - 15:24 • Ricardo, com agências

Relatório identifica um total de 16 festas na residência oficial do primeiro-ministro britânico durante a pandemia, com "consumo excessivo de bebidas alcoólicas".

A+ / A-

As festas na residência oficial do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em Downing Street, durante a pandemia, não deveriam ter acontecido e houve clara falta de supervisão.

As conclusões preliminares são de um inquérito, conduzido por uma funcionária pública de nível superior, Sue Gray, revelado esta segunda-feira pelo Governo de Londres.

O relatório de 12 páginas identifica um total de 16 festas na residência oficial do primeiro-ministro durante a pandemia, em alturas em que o o resto do país estava sujeito a restrições.

"As estruturas de liderança [em Downing Street] são fragmentadas e complicadas e isso às vezes levou à indefinição das linhas de responsabilidade", conclui o documento.

O relatório Sue Gray fala em "consumo excessivo de álcool, que não é apropriado num local de trabalho profissional em nenhum momento".

O chamado relatório Sue Gray também será entregue ao Parlamento esta segunda-feira da parte da tarde.

Pressionado para se demitir em resultado do escândalo das festas em pandemia, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai realizar uma conferência de imprensa ainda hoje.

Boris Johnson já pediu desculpa, mas tem rejeitado todos os pedidos para abandonar o cargo, incluindo vindos do "seu" Partido Conservador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+