Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Macau reduz quarentena dos viajantes de países de alto risco

31 jan, 2022 - 11:27 • Redação com agências

A região registou apenas 79 casos desde o início da pandemia, sem qualquer morte.

A+ / A-

Macau reduz de 28 dias para 21 a quarentena obrigatória aplicada a pessoas vindas de "países considerados de extremo alto risco" de propagação da Covid-19, incluindo Brasil e Moçambique.

Segundo um comunicado do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, a alteração aplica-se também às pessoas já a cumprir a quarentena em hotéis designados para o efeito.

Desde 6 de janeiro que Macau começou a aplicar, devido ao surgimento da variante Ómicron, uma quarentena de 28 dias - que podia ir até 35 dias, caso a pessoa tivesse anticorpos do vírus - a países de extremo alto risco, tais como os Estados Unidos da América, Indonésia, Nepal, Filipinas, Índia e Paquistão.

Os passageiros vindos destes países têm ainda de apresentar, antes de embarcar para Macau, três testes negativos realizados nos cincos dias anteriores à partida e com um intervalo de pelo menos 24 horas.

O Governo passou a não considerar os casos assintomáticos para efeitos de contabilidade dos casos registados.

A região registou apenas 79 casos desde o início da pandemia, sem qualquer morte.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+